• Pascom Diocesana

Semana Nacional da Vida: Dom Antonio Tourinho Neto preside Missa de abertura da CNBB Regional NE 3

De 1º a 8 de outubro acontece no Brasil a Semana Nacional da Vida, sendo devidamente encerrada com o Dia do Nascituro. A missa de abertura da CNBB Regional Nordeste 3 será nesta sexta-feira (1º), às 19h, presidida pelo Bispo de Cruz das Almas, Dom Antonio Tourinho Neto, na Catedral Nossa Senhora do Bom Sucesso, com transmissão pelo canal do YouTube para todas as Dioceses da Bahia e de Sergipe.


A Semana Nacional da Vida tem como tema: “Família Santuário da Vida e lema: “Os filhos são bênçãos do Senhor; os frutos do ventre, um mimo do Senhor” (Sal 127/126, 3).


Roda de Conversa

Na Diocese de Cruz das Almas, além da Missa de abertura, a Pastoral Familiar está animando a realização de celebrações e reflexões junto à sociedade seguindo o roteiro dos encontros do subsídio Hora da Vida. No dia 8 de outubro, Dia do Nascituro, será promovida uma roda de conversa na Rádio Excelsior Recôncavo FM, às 16h30.



Semana Nacional da Vida

O subsídio Hora da Vida está disponível e pode ser adquirido, na versão impressa, ou pelo site da loja virtual da Pastoral Familiar (https://bit.ly/HVSNV2021), e ainda na versão digital, pelo app Estante Pastoral Familiar. O material é uma oportunidade para que as famílias, em casa ou em grupos de pequenas comunidades missionárias, possam conhecer a voz e o Magistério da Igreja. Em 2021, tem como principal fonte a Carta Encíclica Evangelium Vitae, de São João Paulo II. Nessa Carta Circular, “como igreja doméstica, a família é chamada a anunciar, celebrar e servir o Evangelho da vida”.



Temas dos encontros

O subsídio está dividido entre 8 encontros que contempla todos os dias da Semana Nacional da Vida mais o Dia do Nascituro, sendo eles:

  • 1º Encontro – O valor incomparável da pessoa humana

  • 2º Encontro – Na raiz da violência contra a vida

  • 3º Encontro – Sinais de esperança e convite ao compromisso

  • 4º Encontro – A vida é sempre um bem

  • 5º Encontro – Veneração e amor pela vida dos outros

  • 6º Encontro – A vida humana é sagrada e inviolável

  • 7º Encontro – Anunciar o Evangelho da Vida

  • Dia do Nascituro – Os filhos são Bênçãos do Senhor



Dia do Nascituro

A celebração conhecida como Dia do Nascituro foi decisão dos bispos do Brasil, durante 43ª Assembleia Geral da CNBB, no ano de 2005, em Itaici (SP). A data instituída no calendário da Igreja no Brasil busca celebrar a vida desde o ventre materno.


O dia do nascituro é celebrado no dia 8 de outubro, e marca o encerramento da Semana Nacional da Vida. Neste período, dioceses e comunidades de todo Brasil organizam atividades e celebrações em prol da vida.


As atividades previstas para Semana Nacional da Vida na Diocese, paróquias ou comunidades devem refletir os 3 verbos: Mobilizar, Celebrar e Rezar

0 comentário