top of page

Dom Antônio Tourinho Neto preside Missa em que candidatos ao diaconado recebem ministérios de Leitor e Acólito

  • Foto do escritor: Diocese de Cruz das Almas
    Diocese de Cruz das Almas
  • há 6 minutos
  • 2 min de leitura

Na noite desta quarta-feira, 5 de agosto, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Governador Mangabeira, aconteceu uma celebração especial de ação de graças pela vocação de dois homens que se preparam para o diaconado permanente. Dom Antonio Tourinho Neto, bispo diocesano, presidiu a Santa Missa na qual Manoel Borges e David Fernandes, candidatos ao diaconado permanente pela Escola Diaconal São Lourenço, receberam os ministérios instituídos de Leitor e Acólito.


Dom Tourinho com Manoel e Davi, sacerdotes e diáconos na Matriz da Conceição em Mangabeira.
Dom Tourinho com Manoel e Davi, sacerdotes e diáconos na Matriz da Conceição em Mangabeira.

A celebração contou com a presença do monsenhor Antônio Rebouças, diretor da Escola Diaconal São Lourenço, do padre Luiz Henrique, chanceler da Cúria Diocesana, do padre Felipe Vichi, responsável pelo Serviço de Animação Vocacional, e do padre Josevaldo Carvalho, pároco da Paróquia São Pedro do Monte, em Muritiba. Serviram na celebração o diácono Edlon Jorge, presidente da Comissão Diocesana de Diáconos, e o diácono Ricardo Santana, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Pumba.


Durante o rito, os dois candidatos foram chamados pelo nome e, após a proclamação do Evangelho, manifestaram publicamente sua disposição para servir à Igreja, recebendo a imposição das mãos e a oração de bênção do bispo. Manoel Borges, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Pumba, recebeu nesta celebração o ministério de Acólito, enquanto David Fernandes, da Paróquia São Pedro do Monte, em Muritiba, recebeu o Leitorato e o Acolitato, passos importantes em sua formação rumo à Ordenação Diaconal.



Paroquianos, familiares, amigos dos candidatos e aspirantes da Escola Diaconal, marcaram presença na celebração, rendendo graças a Deus pelo caminho vocacional desses dois homens de fé, que se colocam a serviço da Igreja pelo chamado recebido. A celebração reforçou, ainda, a importância da Escola Diaconal São Lourenço na formação de futuros diáconos permanentes, que atuam nas paróquias com o serviço da Palavra, da Liturgia e da Caridade.


bottom of page