Dom Antonio Tourinho acolhe pedido de renúncia de ofício de Pároco do Monsenhor José Oliveira

O Bispo Diocesano de Cruz das Almas, Dom Antonio Tourinho Neto, acolheu a renúncia do Reverendíssimo Monsenhor José Oliveira como Pároco da Paróquia de São Pedro do Monte, Muritiba-BA, por limite de idade, conforme o Cânon 538, § 3 do Código de Direito Canônico.

O Reverendíssimo Monsenhor José Oliveira completará 75 anos no mês de fevereiro de 2022 e manifestou sua vontade de gozar da merecida aposentadoria após longos anos de ministério sacerdotal servindo a freguesia de Muritiba e adjacências.

A Diocese de Cruz das Almas agradece profundamente a sua significativa contribuição a esta Igreja particular e em especial ao povo muritibano. Como também seu acompanhamento durante longos anos junto ao Movimento do Apostolado da Oração da Diocese, na função de diretor espiritual e assessor eclesiástico.

Que o tempo de emeritude seja sinal de alegria em seu ministério.

O Reverendíssimo Monsenhor José Oliveira permanece no ofício de Pároco até 26 de março de 2022 quando será celebrada missa em ação de graças seguida da sua despedida.

MONSENHOR JOSÉ OLIVEIRA

Nascido em 21 de fevereiro de 1947, em Miguel Calmon-BA. Filho de Luiz Gonzaga Santos e Adelina Oliveira Santos. Cursou o Seminário Menor na Diocese de Senhor do Bonfim-BA, cursou Filosofia e Teologia no Seminário Central da Bahia entre 1967 e 1974.

Foi ordenado Diácono na Paróquia da Lapinha, em Salvador, pelo Cardeal Brandão Vilela, em 1973. Foi ordenado Presbítero em Antas-BA, também pelo Cardeal Brandão Vilela, em 19 de janeiro de 1975.

De 1975 até 1980, foi Pároco de São Félix-BA, acumulando a função de Vigário paroquial em Muritiba nos anos 1979 e 1980. Com a morte do Mons. Pedro Ribeiro, em 1981, foi nomeado Pároco em Muritiba, assistindo a Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Governador Mangabeira-BA.

Em 28 de agosto de 2010 foi desmembrada de sua Paróquia, a Paróquia São João Batista, em Cabaceiras do Paraguaçu-BA. Foi nomeado Cônego do cabido Metropolitano de Salvador em 18 de dezembro de 1997.

Com a criação da Diocese de Cruz das Almas, que cujo território fica a Paróquia de São Pedro do Monte, Muritiba, foi nomeado Cônego Benemérito do mesmo Cabido em 2018.

Em 28 de dezembro de 2020 recebeu o título honorífico de Monsenhor Capelão de Sua Santidade, conferido pelo Papa Francisco. A celebração gratulatória foi realizada na Igreja Matriz de São Pedro, em Muritiba, presidida por Dom Antonio Tourinho Neto, com presença de Dom José Edson Santana Oliveira, Bispo da Diocese de Eunápolis e primo do Monsenhor José.

Por 46 anos, o Monsenhor José cuidou pastoralmente de uma área que corresponde a 412 km², onde se encontram atualmente 5 paróquias.

1.661 visualizações