Diocese participa de Jornada de Oração pelos 50 anos do ECC no Brasil

No dia 18 de abril, sábado, o Encontro de Casais com Cristo (ECC) celebra 50 anos de presença no Brasil. A Diocese de Cruz das Almas vai participar de uma Jornada de 24 horas de Oração com outras (Arqui)dioceses do Regional Nordeste 3 e de todo país. Missas também serão realizadas e transmitidas pelas redes sociais. Confira a mensagem do casal diocesano do ECC Cruz das Almas com a programação e as orientações para celebrar este dia.

O Encontro de Casais com Cristo – ECC celebra o jubileu de ouro dia 18 de abril, sábado. Foi fundado pelo Padre Alfonso Pastore em 1970 com a “Missão de atingir todos os casais da Paróquia”. No Paraná, dedicou-se à Pastoral Familiar e acompanhou o surgimento da Pastoral da Criança na Diocese de Londrina. Pe. Alfonso dizia: "Frei Lucas, os movimentos familiares não conseguem atender às necessidades dos paroquianos.” Pe. Alfonso começou a escrever a proposta do ECC e, aos poucos, jorrou a seqüências das palestras e toda dinâmica do Encontro.

O Iº Encontro de Casais com Cristo na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Vila Pompéia-SP, com a presença de 20 casais. De São Paulo, o ECC foi para o Rio de Janeiro chegando a Salvador em 1977. Atualmente, o Brasil, de Manaus a Porto Alegre, e nos países EUA, na Flórida; Venezuela e Moçambique em Maputo.

Em 1987 foi implantada na Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso/ Cruz das Almas pelo Mons. José de Souza Neiva dado a grande amizade com o Mons. Gaspar Sadoc, seguida da Paróquia da Purificação em Santo Amaro. Atualmente a Diocese de Cruz das Almas, conta com “sete paróquias ECC”, com as Paróquias: Rosário/Cachoeira, Nossa Senhora da Conceição/ Sapeaçu, São Pedro do Monte/Muritiba, São João Batista/Cabaceiras do Paraguaçu e São Domingos Gusmão/Saubara.

Dom Aldair José Guimarães, Bispo de Formosa-Go e Assistente Eclesiástico Nacional do ECC, ressaltou a simplicidade do Serviço ECC, “Tantos de casais fazendo, outros casais trabalhando, não difere quem é empresário do servidor público, servidor doméstico, do gari, todos são tratados no mesmo nível, e todos no mesmo estilo. Bonito isto! É uma espiritualidade muito boa que o ECC tem e que oferece esta dimensão muito humana, muito bíblica para os participantes.” Queremos celebrar bem esse tempo jubilar, um período de muitas graças e tão especial para todos nós. Celebrar os 50 anos e dar graças pelos que ajudaram na construção espiritual do Encontro ECC, que é expressão viva do amor de Deus no meio do povo.

Vamos celebrar a nossa Jornada com a seguinte Programação:

Todas as Arqui(Diocese) em oração 24horas, fazendo das nossas casas autenticas Igrejas Domesticas.

Dia 18 de abril, sábado, de 07 às 08h -Diocese de Cruz fará sua vigília. Mande sua foto do seu altar.

* 18h00 Missa através do canal You Tube Paróquia Imperatriz. Inscreva no site:

*19h00 Missa do Jubileu direto da catedral de Formosa-Go, on-line pelo You tube e facebook

Que Nosso Bispo Dom Antonio Tourinho Neto, Padres e Equipes Dirigentes (Padres e casais ECC) coloquem nas intenções de suas celebrações. Fortes abraços!

Jorge e Yara casal Coord. do Conselho Diocesano e Padre Hélio Vilas Boas Diretor Espiritual