Cruz das Almas se despede do Monsenhor José Neiva

Foto: Mário Jorge

A população de Cruz das Almas se despediu nesta quarta-feira (14) do Monsenhor José de Souza Neiva, que aos 103 anos de idade retornou para a Casa do Pai. Durante toda a manhã, centenas de fiéis se dirigiram à Catedral de Nossa Senhora do Bom Sucesso para dar o último adeus ao Padre que dedicou 78 anos de sua vida ao sacerdócio e, destes, 54 anos dedicados à Cruz das Almas.

O velório foi encerrado à tarde, quando teve início a Santa Missa de exéquias presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Antonio Tourinho Neto, com participação de padres, diáconos, autoridades municipais e familiares do Monsenhor Neiva. O acesso à Celebração foi restrita em razão das medidas de prevenção ao Covid-19. Os fiéis puderam acompanhar a cerimônia pela transmissão da Rádio Excelsior Recôncavo e pelas redes sociais da Paróquia Catedral.

Na homilia, Dom Antonio Tourinho Neto lembrou que nas sagradas escrituras a longevidade é símbolo de bênçãos e predileção divina e enfatizou que Monsenhor Neiva dedicou toda sua vida ao anúncio do evangelho. “Ele foi um verdadeiramente baluarte da evangelização e da missão aqui em Cruz das Almas, no Recôncavo Baiano, nas cidades circunvizinhas. Homem que soube carregar a cruz das almas nos ombros, levando alívio através da Palavra de Deus e dos sacramentos e, entre todos os sacramentos, a Eucaristia. Por isso celebramos essa Missa com a certeza de fé de que sua alma já vislumbra a face do altíssimo”.

O paroquiano Luiz Francisco relembrou o empenho do Monsenhor Neiva para animar a participação dos cristãos leigos após o Concílio Vaticano II, com a instalação de vários movimentos e pastorais. “Esse grande pastor e amigo, se faz merecedor de todo nosso reconhecimento e deixa muitas saudades no seio da comunidade de Cruz das Almas e por onde caminhou como verdadeiro sacerdote e pastor”.

Após a Celebração, o caixão com o corpo do Presbítero deixou a Catedral de Nossa Senhora do Bom Sucesso sob caloroso aplauso. Vários fiéis também aguardavam sua chegada no adro da igreja para render homenagens. O sepultamento foi realizado no Cemitério Central de Cruz das Almas e durante todo o percurso ocorreram várias demonstrações de reconhecimento e gratidão ao Jequitibá do Recôncavo.

Monsenhor Neiva

Natural de Dom Macedo Costa, nasceu em 9 de abril de 1917. Ainda na infância descobriu a vocação para o sacerdócio. Foi ordenado presbítero em 21 de março de 1942. Em 6 de março de 1966 foi nomeado Pároco de Cruz das Almas, onde residiu até seu falecimento em 13 de outubro de 2020. Saiba mais aqui.

Fotos: Pascom Bom Sucesso

Texto: Mário Jorge