Dom Tourinho envia mensagem para os diocesanos por ocasião do Advento
- Diocese de Cruz das Almas
- há 16 minutos
- 2 min de leitura
MENSAGEM DO BISPO DIOCESANO
POR OCASIÃO DO ADVENTO
Prezados diocesanos,
Estamos por inaugurar o tempo litúrgico do Advento, e neste contexto celebrativo a Igreja do Brasil convida-nos a realização da evangelização em família, através da Novena do Natal, que tem como objetivo preparar os fiéis para o segundo e definitivo advento de Jesus Cristo, quando ele virá ao encontro da humanidade não mais como criança, mas “com poder e glória e todos os seus anjos com Ele” (Mt 25, 31).
O subsídio da Novena do Natal este ano incentiva-nos a abrirmos os corações para acolher o Emanuel que veio a primeira vez para todos, mas preferencialmente ele quis visitar os pobres, sofridos, fragilizados, marginalizados e esquecidos da sociedade, pois se identificou, em sua vida terrena, de maneira muito particular com esses. O Papa Leão XIV em sua Carta Apostólica “Dilexi Te” enfatiza que, “o contato com os que não têm poder nem grandeza é um modo fundamental de encontro com o Senhor. Nos pobres, Ele ainda tem algo a dizer aos fiéis, e tudo o que é feito ao menor dos irmãos é feito ao próprio Cristo”.
Esperamos que as famílias cristãs se reúnam e convidem tanto os mais próximos como os mais distantes, a participarem dos encontros domiciliares da novena, pois o Advento é um tempo forte de evangelização e a Igreja tem como missão primordial levar o anúncio da pessoa de Jesus Cristo e sua boa nova ao mundo.
Estamos por encerrar o ano do jubileu cujo tema é: “Peregrinos da Esperança.” Jesus é a esperança que não engana (Rm 5,5), e nele encontramos a luz que brilha na escuridão. Ele venceu as trevas e nos conduziu ao Reino do seu Pai, onde a verdadeira luz não se apaga e nem pode ser ofuscada. Sejamos Igreja “tenda”, comunidade que não tem receio de se desarmar para ir lá e acolá, em outras estâncias, acampando no meio daqueles que andam “na sombra da morte para que também neles resplandeça esta luz” (Isaías 9,2).
A Campanha para a Evangelização, incentivada pela Igreja do Brasil, tem como objetivo a corresponsabilidade na sustentação das atividades missionárias da Igreja, a solidariedade e a vivência da fé, angariando recursos para projetos de evangelização e ações de caridade. A coleta nacional acontecerá no 3o Domingo do Advento, que neste ano cai no dia 14 de dezembro, com o tema "Hoje, é preciso que eu fique na tua casa!" (Lucas 19,1). Todas as paróquias são convocadas a se empenharem pelo êxito da campanha.
Desejamos a todos os diocesanos um profícuo tempo de Advento, norteado pela reconciliação através do Sacramento da Penitência e, acima de tudo, como tem insistido o Papa Leão, pela promoção da paz. Neste tempo litúrgico a Igreja se cobre da cor lilás, simbolizando a “esperança” naquele que nascerá definitivamente como Rei da história da humanidade. Por isso, não cansemos de clamar: “Maranata, vem Senhor Jesus!”.
Dom Antonio Tourinho Neto.
Bispo da Diocese de Cruz das Almas – BA.













