Bispo Diocesano acolhe a Comunidade Católica Discípulos do Amor na Diocese de Cruz das Almas

O Bispo Diocesano, Dom Antonio Tourinho Neto, presidiu no dia 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida, a Celebração que marcou a acolhida da Comunidade Católica Discípulos do Amor na Diocese de Cruz das Almas. A Nova Comunidade assume a missão no distrito de Guapira, em Maragojipe, local onde funcionou a Escola da Família Rural fundada pelo Pe. Julião.

O Bispo Diocesano lembrou do grande trabalho e legado do Padre Julião Edward Josef Claes na Escola da Família Rural que beneficiou tantas pessoas nesta região e que sendo essa uma terra sagrada, "hoje, o Senhor traz esse vinho novo da alegria de um novo tempo para essa comunidade com a chegada dos Discípulos do Amor".

Luiz Francisco, representante do Centro Promocional Rural da Bahia (CEPRUB), entidade fundada pelo Pe. Julião, relatou o trabalho desenvolvido pela instituição desde a manutenção das escolas agrícolas até a entrega do patrimônio para a Igreja, como era o desejo do Padre Julião quando fossem encerradas as atividades.

O fundador da Nova Comunidade, Nilson César de Jesus Santos, apresentou o carisma que os move para missão e falou da alegria de assumir esse novo desafio na Diocese de Cruz das Almas, após 15 anos da fundação da comunidade de vida.

Ao final, Dom Antonio Tourinho abençoou os missionário que irão residir em Guapira, confirmando-os para a missão e trabalhos que serão desenvolvidos.

Sobre a Comunidade Católica Discípulos do Amor Entre os anos de 2002 a 2005, nasce no coração de Nilson César o desejo de viver uma consagração missionária. Neste período o mesmo participava de um grupo de Oração Aliança, da Renovação Carismática Católica, na Arquidiocese de São Salvador da Bahia.

Em abril de 2005,Nilson César e mais seis pessoas deram início a uma consagração (compromisso) que duraria seis meses com o objetivo de viver a radicalidade do Evangelho.

Após cinco meses, Deus impulsionava o coração de Nilson César para retornar este projeto de consagração, motivado com a Palavra extraída do Evangelho de São João no capitulo 21, “Pedro tu me amas? Apascenta minhas ovelhas...”

Em março de 2006, iniciava um novo processo de escuta com novos irmãos, onde, nos reuniam quinzenalmente. Em 15 de junho de 2006, em um período litúrgico e forte para Santa Igreja Católica, dia de Corpus Christi, estavam reunidos em profundo retiro com desejo ardente de escutar a Santa Vontade de Deus para suas vidas.

Entre tantas motivações que o Senhor nos dava, a Palavra do livro do Êxodo foi intensamente decisiva diante das dúvidas que eles tinham no coração, “Tomou o livro da aliança e o leu ao povo, que respondeu: “Faremos tudo o que o Senhor dissee seremos obedientes.” Moisés tomou o sangue para aspergir com ele o povo: “Eis, disse ele, o sangue da aliança que o Senhor fez convosco, conforme tudo o que foi dito.” (Ex 24,7-8). Desse dia em diante deram início a caminhada fraterna. Eles estavam presentes nos encontros e retiros promovidos por outras comunidades da Arquidiocese e da sua paróquia de origem. Em 30 de setembro de 2007, deram início a experiência como Comunidade de Vida, pois antes caminhavam como Comunidade de Aliança.

A Comunidade Católica Discípulos do Amor é uma comunidade carismática que Deus suscitou no seio da Igreja Católica por sua iniciativa, sendo assim, praticam os carismas e propagam a cultura de pentecoste através da efusão do Espírito Santo, mantendo a expressão carismática na comunidade, no exercício fervoroso dos dons, pois eles também acompanham e identificam a missão. Assumindo todas as características carismáticas e zelando para não trair a sua origem.

Espiritualidade e Carisma

O Carisma da Comunidade Católica Discípulos do Amor é: Ser Discípulo do Amor e pastor segundo o coração de Deus, saciando a sede de Jesus Cristo, Bom Pastor, na Cruz de Amor e Almas com obediência, amor, verdade, humildade fraternidade, respondendo assim as necessidades da Igreja. “Salusanimarum suprema lex est” (A salvação das almas seja alei suprema).

Está alicerçada na figura do Bom Pastor, no Discípulo Amado e na figura amorosa e humilde de Nossa Senhora como exemplo de quem soube ser discípula de seu Filho na dedicação e cooperação da salvação da humanidade. Impulsionado pela ação do Espírito Santo a Comunidade se aproxima e cuida dos que sofrem por falta de amor e nas mais diversas formas, daqueles que precisam simplesmente ser acolhidos. Finalidade A Comunidade Católica Discípulos do Amor tem a finalidade, de levar o amor àqueles que necessitam, através da pregação e do testemunho de vida, conduzir os outros a Deus e Deus as almas feridas pelo pecado e rejeitadas por aqueles que desprezam a Deus, cuidar e amar por aqueles que Deus confia (cf. Jo 21), respondendo com obediência o chamado do Senhor que se dar nas necessidades da Igreja e do Mundo.

Esta resposta deve ser um sinal de fidelidade Aquele que nos amou por primeiro. Experimentando a graça da renúncia e vivendo o apelo do Senhor “vos chamei para a santidade e não para as impurezas”. (1Ts 4,7) Tendo sempre diante dos olhos o amor de Deus encarnado e a Cruz de Cristo.

Missão

Na missionariedade a Comunidade Católica Discípulos do Amor procura identificar os Católicos adormecidos e ajudá-los a assumir o seu batismo. Cada missionário deve ser formado para ser enviado em missão onde a Igreja e o Senhor os convida. Fazendo com que seja conhecido o desejo do Coração de Jesus, a salvação das almas. No entanto, a evangelização deve ser um anúncio da misericórdia de Deus para com a humanidade.