Bispo e Padres visitam Escola da Família Rural em Maragojipe

O Bispo Diocesano, Dom Antonio Tourinho Neto, acompanhado do Conselho de Presbíteros da Diocese, visitou na manhã desta quarta-feira (8), as instalações da antiga Escola da Família Rural (EFR), fundada pelo saudoso Padre Julião, no distrito de Guapira em Maragojipe. A comitiva do Bispo foi recebida pela comunidade local e pelos representantes do Centro Promocional Rural da Bahia (CEPRUB), entidade mantenedora da Escola.

Dom Tourinho foi recebido com muita alegria pelas comunidades de Guapira e Campinas

A Escola Família Agrícola Rural de Maragojipe, foi inaugurada em 23 de fevereiro de 1979 e era direcionada à formação de jovens moradores do campo através do regime de alternância do tempo de aprendizagem escolar e de trabalho produtivo, denominada Pedagogia da Alternância. Cerca de 2.400 alunos de toda a região passaram pela Escola que é considerada uma das pioneiras nesse sistema na Bahia. Em 2004 o Centro Educacional teve suas atividades encerradas por falta de recursos financeiros.

Atualmente o local abriga uma Capela consagrada à Nossa Senhora das Graças, além de prédio com dormitórios, sanitários, refeitório, salas de aula e área de proteção ambiental. Atendendo à solicitação da Prefeitura de Maragojipe, foi cedido espaço para construção de uma quadra poliesportiva, uma unidade básica de saúde e uma Escola em Tempo Integral, que receberá o nome do Padre Julião, como forma de perpetuar sua memória. As obras serão entregues ainda este ano. A Secretária de Educação de Maragojipe, Marli Medina, representou o município durante a visita.

O PADRE JULIÃO

Padre Julião Edward Josef Claes, era belga e foi Vigário Paroquial na Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso em Cruz das Almas. Chegou ao Brasil em 1969. Além de Sacerdote era Engenheiro Agrônomo e direcionou sua missão no país principalmente à zona rural. Em 1977 criou a primeira Escola da Família Rural no município de Sapeaçu. Em 1978 sua obra ganhou personalidade jurídica com a criação do Centro Promocional Rural da Bahia e no ano de 1979 criou o Centro Educacional de Maragojipe.