• Pascom Diocesana

Pastoral Vocacional Diocesana promove primeiro encontro de 2022 com os vocacionados



A Pastoral Vocacional realizou neste último sábado (5), na Paróquia São José o primeiro encontro do ano com os Vocacionados e Vocacionadas da Diocese. O Tema refletido foi: vinde e Vede.


O encontro teve início com um momento de oração conduzido pelo Padre João Carlos dos Santos Pestana (Coordenado da Pastoral Vocacional) e participação dos vocacionados(as) que foram convidados a fazer a experiência dos Discípulos de Emáus, de caminhar e permanecer com o mestre. Logo após, aconteceu um momento de entrosamento orientado por Nailde Santana e Andreia da Comunidade Anawin.


No segundo momento da manhã a Irmã Ana Edmária Castro – Filha de Sant’Ana, falou sobre o que é o Grupo Vocacional, quais os objetivos e como se dará o itinerário vocacional.


Em seguida, a fala foi concedida ao Bispo Diocesano, Dom Antonio Tourinho Neto que iniciou sua partilha recordando 03 Palavras que o Papa Francisco nos dirigi, dentro desta dimensão vocacional como motivação aos jovens vocacionados: ACOLHER, DISCERNIR E ACOMPANHAR. Dom Antonio ainda ressaltou que a primeira vocação do cristão é a Vida, porque Deus nos amou por primeiro. O segundo chamado é a Santidade que é vocação universal e para todos os batizados. Em seguida, apresentou a vocação Missionária como o chamado a sermos sinais de Cristo no Mundo, enviados pela e para Igreja.


Por fim, Dom Antonio concluiu sua colocação ressaltando da sua alegria enquanto Pastor da Diocese de Cruz das Almas por vislumbrar e contemplar um sonho de Pastor se concretizando: o início da PASTORAL VOCACIONAL DIOCESANA. Sua mensagem final dirigida aos vocacionados e vocacionadas foi: “Deus tem um projeto para mim e por mim”.


Os jovens acolheram com alegria as palavras do Bispo e a Equipe Vocacional expressou sua gratidão por sua presença paterna.


Bendigamos ao Senhor por tudo que tem realizado e rezemos por santas e fecundas vocações.




0 comentário