Pastoral Vocacional da Diocese de Cruz realizou neste domingo (28), o Retiro Espiritual

No dia último domingo (28), na Sede da Comunidade Anawin, em Cruz das Almas, Animadores Vocacionais se encontraram para viverem um momento de espiritualidade e retiro refletindo o tema: A Mística do Animador Vocacional.

O retiro teve início com a Santa Missa, seguido do café da manhã e logo após a Irmã Ana Edmária, da Congregação das Filhas de Sant’Ana, introduziu o momento de Espiritualidade ressaltando que a Mística do Animador Vocacional é o Encontro pessoal com Jesus Cristo, a escuta do Mestre e a alegria em transmitir sua mensagem.

Além disso, enfatizou que o animador vocacional é um colaborar da Trindade no sentido que é Deus Trino que chama e conduz e que o animador vocacional é aquele que zela na oração pela vocação e orienta o vocacionado a assumir plenamente seu chamado para servir ao Reino, seja numa vocação específica, seja como leigo ou assumindo a vida matrimonial.

Após esta plenária, os participantes rezaram com o texto de Lc 24,13-35 sobre os Discípulos de Emaus fazendo a experiência de caminhar com o Mestre e partilhar do que trazem no coração. Em seguida, Nailde Santana conduziu o momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, concluindo a manhã de espiritualidade.

O Bispo Diocesano, Dom Antonio Tourinho Neto, esteve presente no retiro e falou aos animadores vocacionais. Em sua fala destacou sua alegria de está vivendo este momento, de ver a Pastoral Vocacional se estruturando com o apoia indispensável do Padre João Carlos dos Santos Pestana, paróco da Paróquia São José, Padre responsável pela Pastoral.

Ainda em sua fala, Dom Antonio apresentou um pouco das suas expectativas com relação a Pastoral Vocacional. Dentre elas, o desejo de que em cada Paroquia da Diocese se crie a Pastoral Vocacional Paroquial e que em todas as Paróquias e todos paroquianos promovam a cultura vocacional.

O bispo, também fez o apelo para que a Pastoral Vocacional andasse de mãos dadas com a Pastoral Familiar, Juventude, Catequese e Pascom. Por fim, o Padre João Carlos enalteceu a importância da participação de todo o Clero como colaboradores da dinâmica da pastoral vocacional na Diocese. Padre João ainda agradeceu a equipe que tem caminhando junto com ele na Pastoral Vocacional Diocesana e os animou na caminhada com fidelidade.

O retiro foi concluído com um momento fraterno e a partilha do almoço.