Nota de Falecimento: Monsenhor Walter Jorge Pinto de Andrade

É com profundo pesar, que a Diocese de Cruz das Almas recebe a notícia do falecimento do Monsenhor Walter Jorge Pinto de Andrade, ocorrida na noite deste sábado, 29 de agosto, na Casa dos Padres, situada na Capital baiana.

Monsenhor Walter serviu a Igreja de Jesus Cristo com uma paixão extraordinária. Pároco Emérito da Paróquia Nossa Senhora da Purificação, em Santo Amaro, e grande colaborador da Diocese de Cruz das Almas, Monsenhor Walter, contribuiu para o projeto de instalação da nova Diocese; colaborou com a construção da residência episcopal; auxiliou o Bispo recém-chegado em relação a determinadas questões canônicas e administrativas. Somos gratos a este grande amigo, que estava sempre pronto para nos prestar favores através do seu conhecimento.

Nascido em 15 de outubro de 1939 (80 anos de idade), em Conceição de Almeida (Diocese de Amargosa), ordenado sacerdote em 07 de junho de 1964 (56 anos de sacerdócio) e membro do Cabido Metropolitano desde 1991. Após exercer o ministério sacerdotal, com relevantes serviços, nas Dioceses de Amargosa e Jequié, Mons. Walter desempenhou inúmeros cargos na Arquidiocese de São Salvador, destacando-se sempre por sua competência, dedicação e amor à Igreja, inspirado pelo lema “Para servir a Deus e aos homens”. Dentre os ofícios exercidos nesta Sé Primacial, ele foi Reitor da Basílica Santuário do Bonfim (1981-2008), Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Purificação, em Santo Amaro (2008-2014) e, desde 2015, Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, em Salvador.

Seu sepultamento será neste domingo, dia 30 de agosto, às 15h, no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador, precedido pela celebração da missa, às 14h, com restrição da presença de público. A missa será transmitida, ao vivo, pelas redes sociais oficiais da Arquidiocese de São Salvador da Bahia (Facebook: @ArquidioceseSalvador e Instagram: @arquisalvador).

Peço a toda Diocese que se una em oração, e a cada um dos sacerdotes que celebre na intenção da sua alma. Confiamos ao Senhor o Monsenhor Walter, para que viva a alegria eterna, participando da nova vida em Cristo Ressuscitado. “Esperamos como Salvador o Senhor Jesus Cristo; ele transformará o nosso corpo mortal num corpo glorioso como o seu” (Fl 3,20-21).

Eternas saudades!

Dom Antonio Tourinho Neto