Informações da CNBB - 56ª AG

Os Bispos reunidos em Aparecida na 56a Assembleia Nacional estão empenhados no estudo sobre as DIRETRIZES PARA A FORMAÇÃO DOS PRESBÍTEROS DA IGREJA NO BRASIL, tema central da Assembleia do ano de 2018.

As Diretrizes estão sendo analisadas minuciosamente, pois serão num futuro muito próximo lançadas para todas a Igrejas Particulares como Documento oficial da CNBB.

As Diretrizes deverão ser observadas em todos os seminários diocesanos e interdiocesanos, e outras instituições de formação presbiteral.

O objetivo dessas Diretrizes é formar Presbíteros configurados a Jesus Cristo, Mestre, Sacerdote e Pastor.

Toda formação ao sacerdócio deve estar direcionada a preparar candidatos para viver em profunda comunhão com Jesus Cristo e com o povo a eles confiado, quando forem sacerdotes a frente das paróquias ou em exercícios de outras funções eclesiásticas inerentes ao estado de vida que abraçaram.

Segundo as Diretrizes, toda formação presbiteral precisa focar nos aspectos espiritual, humano afetivo, intelectual e pastoral.