top of page
  • Foto do escritorDiocese de Cruz das Almas

Fiéis celebram Dia de São Bartolomeu em Maragogipe; homenagens seguem até domingo (29)

Após três anos fechada para restauração, a imponente Igreja Matriz de Maragogipe acolheu nesta terça-feira, 24 de agosto, centenas de fiéis e devotos para a Festa do Padroeiro São Bartolomeu. A Solene Celebração Eucarística foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Antonio Tourinho Neto, tendo como concelebrantes o pároco, Pe. Reginaldo, Pe. Mateus e os sacerdotes filhos da terra, Pe. Jerônimo e Pe. João Carlos. A Festa segue com novenário, todas as noites, até domingo (29), quando será realizado o dia festivo.


Os paramentos vermelhos, utilizados pelos celebrantes, evidenciam tratar-se da Festa litúrgica de um Mártir

O Bispo Diocesano começou sua homilia refletindo sobre o mês vocacional, explicando que o batismo é a vocação universal dos cristãos. "Somos todos cidadãos da Jerusalém celeste. O brilho dos cidadãos celestiais já começa aqui e agora, nesse mundo, pelo santo batismo", disse.


Ao refletir sobre São Bartolomeu, Dom Antonio Tourinho exortou os fiéis a imitarem o Padroeiro, sendo autênticos cristãos. "São Bartolomeu trazia em sua natureza a autenticidade. Foi um grande herói da fé que não abriu mão da verdade, preferiu a morte, a dor, o suplício, a abrir mão da verdade. Oxalá, quando Jesus voltar em seu trono, diga a cada morador desta terra eis um autêntico maragojipano", rogou.



PROGRAMAÇÃO


A programação do Dia do Padroeiro teve início às 5h, com a Celebração Eucarística Devocional, presidida pelo Pároco, com homilia do Pe. Gabriel Vila-Verde, natural de Maragojipe. Às 15 horas foi realizada a Missa Comunitária, presidida pelo Pe. Adeilson Pugas.


O Solene Novenário segue até sábado (28), sempre às 19h30. No domingo (29) acontecerá o Dia Festivo, iniciando às 7h30 com a Cerimônia Sacramental do Batismo. Às 10h será realizada a Celebração Eucarística, presidida pelo pároco, com homilia do Pe. Jerônimo Santos. Às 16h será realizada a Missa Comunitária, com celebração do Pe. Uélson Rodrigues de Souza.


Seguindo todas as recomendações e protocolos de prevenção à Covid-19, as celebrações estão acontecendo com número restrito de fiéis e com transmissão nas redes sociais da Paróquia e nas rádios locais.


A Festa é coordenada pela Comissão de Festas e Serviços Paroquiais, Irmandade de São Bartolomeu e a animação litúrgica é realizada pelo Coro e Orquestra Maria Imaculada.


Programação do Novenário:


Fotos: Mário Jorge









261 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page