Encerramento do CONSER reflete o Ensino Religioso nas Escolas

Com assessoria da Professora Maria Beatriz, de Petrópolis, Rio de Janeiro, que é responsável pela implantação do Ensino Religioso no estado fluminense, os bispos do Regional Nordeste 3, refletiram os desafios do Ensino Religioso nos tempos atuais.

No artigo 210 da Constituição Brasileira está escrito de que o ensino religioso é obrigatório no ensino fundamental e optativo ao aluno.

“É um desafio muito grande, porém de enorme importância para as crianças e adolescentes. Infelizmente muita gente não entende o que é o ensino religioso e confunde com doutrinação e catequese. Por isso, existem muitas retaliações ao ensino religioso, principalmente nas escolas públicas. Isto não é verdade. O ensino religioso é ciência, tão quanto as outras ciências se transformaram em matérias nas escolas”. Disse a professora Maria Beatriz.

A professora ressaltou ainda que o ensino religioso deve ser tratado como uma Pastoral, assim como as outras pastorais. Por isso deve haver um zelo muito grande por parte da Igreja a respeito do ensino religioso.

No Estado da Bahia, a Lei 7.045 de 2001, também garante o ensino religioso nas escolas estaduais de educação básica, todo ensino desde o ensino infantil como até o ensino médio.

A Maria Beatriz destacou como desafios: aplicabilidade do ensino religioso nas escolas, a formação dos professores, material didático.

“Mesmo diante de tantos desafios é necessário e importante garantir o ensino religioso na escolas públicas”. Ressaltou a professora.

Esta edição do CONSER (Conselho Episcopal Regional), reúne os bispos do Regional Nordeste 3 no Centro de Treinamento de Lideranças (CTL) Salvador durante os dias 05 a 07 de março com o objetivo de refletir a caminhada em conjunto da Igreja desse Regional e em comunhão com a CNBB Nacional.

Não faltaram reflexões a respeito da missão, da evangelização e da Pastoral, avaliações a respeito dos avanços e retrocessos nas diversas Igrejas Particulares sobre assuntos relevantes.