• Pascom Diocesana

Dom Antonio Tourinho participa de Assembleia do Conselho Episcopal do Regional Nordeste 3 da CNBB




O Bispo Diocesano de Cruz das Almas, Dom Antonio Tourinho Neto, participou junto aos bispos da Bahia e Sergipe da Assembleia do Conselho Episcopal Regional (CONSER), de 21 a 23 de fevereiro, em Salvador. Os bispos refletiram sobre o tema da Campanha da Fraternidade: Fraternidade e Educação - "Fala com sabedoria, ensina com amor" (Pr 31,26). A partir da reflexão sobre a CF, foi discutida a realidade da Pastoral da Educação e da Pastoral Universitária do Regional Nordeste 3 da CNBB.


Neste encontro, os bispos preparam a visita Ad Limina Apostolorum que ocorrerá nos dias 20 a 27 de maio em Roma. A cada cinco anos os bispos se encontram com o Santo Padre para confirmar a comunhão e a unidade com o Sucessor de Pedro.


Em clima de sinodalidade e corresponsabilidade pela missão, os bispos do Regional aprofundaram as questões referentes ao Livro VI do Código de Direito Canônico, livro que foi reformado recentemente pelo Papa Francisco.


Outros assuntos pastorais foram tratados neste CONSER: avaliação e prestação de contas da Campanha Emergencial SOS BAHIA realizada pela CNBB e Caritas Brasileira, por conta das chuvas ocorridas no final do ano passado.


No momento de partilha pastoral, Dom Zanoni Demettino Castro, Arcebispo de Feira de Santana, fez uma explanação sobre a importância da Pastoral Afro Brasileira.


Dom Guido Zendron, bispo de Paulo Afonso e presidente da Comissão Bíblico catequética apresentou o Documento Antiquum Ministerium, Carta Apostólica pela qual o Papa Francisco instituiu o Ministério do Catequista.


A centralidade da Assembleia foi, como sempre, a Eucaristia, celebrada em cada manhã, como fonte para a vida e missão da nossa Igreja.


Foto: Arquivo do Regional NE3

Texto: Com a colaboração do Diácono Luciano Santana (CNBB NE3)

0 comentário