Diácono Adeilson Pugas é ordenado presbítero pelas mãos de Dom Antonio Tourinho Neto

A Diocese de Cruz das Almas está em festa com a ordenação do seu segundo padre. Durante a Solene Celebração Eucarística, neste sábado (31), na Catedral Nossa Senhora do Bom Sucesso, foi conferido ao diácono Adeilson dos Santos Pugas o Sacramento da Ordem no grau do Presbiterato, pela imposição das mãos do Bispo Diocesano, Dom Antonio Tourinho Neto, com a presença de diversos padres, diáconos, seminaristas, irmandades, familiares e amigos do neo-sacerdote.

Rito e Celebração

Pe. Adeilson adotou como lema sacerdotal "Fiat mihi secundun verbum tuum" (Lc 1, 38).

O rito de ordenação teve início após a Proclamação do Evangelho, quando o candidato foi chamado e apresentado pelo Cônego Hélio Vilas-Boas, como digno de receber o segundo grau da ordem sacerdotal. O candidato professou seus compromissos e prostrou-se, enquanto Bispo, clero e toda assembleia cantaram a ladainha pedindo a intercessão dos anjos e santos, para que seja fiel ao ministério recebido.

Em seguida, o Bispo Diocesano impôs as mãos, consagrando-o como ministro, o ato foi seguido pela imposição das mãos de todos os sacerdotes presentes. O jovem eleito recebeu as vestes sacerdotais dos seus pais e foi revestido pelos padres Antonio Carlos da Trindade (Tota) e Hélio Vilas-Boas. As mãos do neo-sacerdote foram ungidas com óleo consagrado, enfaixadas e desatadas pelos seus pais, Antonio Pugas e Olga Maria, que receberam a primeira benção. O Bispo Diocesano entregou o pão sobre a patena e o cálice com o vinho e acolheu o novo sacerdote com o abraço da paz, gesto fraterno seguido pelos demais padres presentes.

Depois de ordenado, o Pe. Adeilson tomou seu lugar ao lado do Bispo e dos outros padres no altar, participando do momento da consagração do pão e vinho. Na hora da comunhão, os pais e familiares foram os primeiros a comungar com o neo-presbítero.

Agradecimentos

Dom Antonio Tourinho agradeceu a todos que contribuíram na caminhada vocacional do novo presbítero, especialmente aos colaboradores da Obra das Vocações Sacerdotais (OVS); ao Instituto Obra Mariana Sacerdotal (OMS); e aos dizimistas, que investem na formação dos futuros sacerdotes. Agradeceu de forma especial aos pais do Padre Adeilson por oferecerem seu filho único para a Santa Igreja.

Em seu discurso de agradecimento, o Padre Adeilson recordou um pouco da sua caminhada vocacional, agradecendo a todas as pessoas que o acompanharam e contribuíram para que esse dia se concretizasse. Finalizou, homenageando Nossa Senhora do Rosário, título de sua devoção à Virgem Maria, incensando a imagem da Padroeira de Cachoeira presente na celebração. Após a benção final recebeu os cumprimentos dos presentes.

Histórico da caminhada vocacional

Adeilson dos Santos Pugas nasceu em 19 de fevereiro de 1990, na cidade de Santo Antonio de Jesus. Filho de maragojipanos residentes em Cruz das Almas, seus pais Antonio Felix Pugas e Olga Maria dos Santos Pugas, uniram-se em matrimônio em 14 de maio de 1988 e desta união tiveram dois filhos. O primeiro, Adenilson dos Santos Pugas, faleceu aos 2 anos. O segundo, Adeilson, foi formado nos princípios de uma família genuinamente católica, batizado na Paróquia de Nossa Senhora do Bom Sucesso, pelo Monsenhor José de Souza Neiva, onde iniciou sua caminhada de fé.

Aos 11 anos fez sua primeira comunhão, intensificando sua vida cristã e passou a integrar o grupo de coroinhas desta Paróquia. Assim, ele pôde aperfeiçoar sua vocação, no desejo de se doar totalmente ao Senhor e sua Igreja. Também nesta Paróquia recebeu o sacramento do crisma pelas mãos do Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Salvador, Dom Gregório Paixão.

Em Cachoeira, cursou Museologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Com o auxílio do Cônego Hélio Vilas Boas, o jovem Adeilson Pugas colaborou ativamente com a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, assumindo grupos, pastorais, contribuindo para a edificação do Reino de Deus naquele lugar. Em 2010 ingressa na Ordem Terceira do Carmo, Sodalício da Cachoeira, recebendo o hábito de irmão terceiro e fazendo os votos perpétuos. Em 2012 ingressou também na Irmandade de Nossa Senhora do Rosário.

Bebendo dessa espiritualidade e fazendo um caminho de discernimento com o Cônego Hélio e com o Pe. Cid José da Cruz, passou a participar em 2011 dos encontros vocacionais no Clube Cura d'Ars da Arquidiocese de São Salvador da Bahia. Em 2013 ingressa no Seminário São João Maria Vianney, cursou Filosofia e Teologia na Universidade Católica do Salvador, e em 6 de fevereiro de 2021 foi ordenado diácono transitório na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, em Cachoeira, pelo Reverendíssimo Bispo Dom Antonio Tourinho Neto, integrando o clero da Diocese de Cruz das Almas, ocasião que foi designado responsável pelas irmandades da Diocese.

Fotos, vídeos e transmissão

Devido a pandemia do Covid-19, a celebração teve público restrito, mas com o apoio da Pascom Diocesana centenas de pessoas puderam acompanhar a ordenação através da transmissão no YouTube da Diocese (assista aqui) e pela Rádio Excelsior Recôncavo FM.

Fotos: Thiago Gabriel / PASCOM Rosário