Diocese de Cruz das Almas realizou 2ª Assembleia Diocesana

A segunda Assembleia de Pastoral da Diocese de Cruz das Almas foi realizada nesse final de semana (8 e 9) no CTL de Acupe de Santo Amaro. Com presença dos padres, diáconos, religiosas, seminaristas e agentes das pastorais Diocesanas, o encontro iniciou com a Missa presidida por Dom Antonio Tourinho Neto.

As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil (DGAE) para o quadriênio 2019 - 2023, aprovadas pelo episcopado brasileiro durante a última Assembleia Geral da CNBB, foi o tema norteador do encontro. O documento foi apresentado por Dom Antonio Tourinho Neto. "As diretrizes foram estruturadas a partir da concepção da Igreja como Comunidade Eclesial Missionária, apresentada com a imagem da “casa”, “construção de Deus" e convidam todas as comunidades de fé a abraçarem e vivenciarem a missão como escola de santidade", explicou Dom Tourinho.

Durante a Assembleia também foi realizada uma retrospectiva da Diocese nascente, destacando os resultados da primeira assembleia realizada em 2018: A Escola Bíblico-Catequética, a Escola de Fé e Cidadania e o aprofundamento dos Sacramentos da Iniciação à Vida Cristã. Dom Antonio Tourinho apresentou o Pe. Cláudio Florentino, missionário nomeado como Vigário paroquial de Cachoeira. Os trabalhos da noite de sexta-feira foi concluído com o Pocket show do Diácono Alan Bacelar.

No sábado a programação foi retomada às 7h com a Oração das Laudes e com a apresentação das DGAE. As três foranias se reuniram para reflexão dos quatro pilares das diretrizes e propor as ações pastorais em âmbito diocesano.

O encerramento da Assembleia aconteceu com a Plenária Final onde foram apresentadas,e eleitas, as propostas para o Plano Pastoral Diocesano, tendo como base os pilares: Palavra, Pão, Caridade e Missão.

A bênção de envio do Bispo Diocesano despediu os participantes, que após a foto oficial confraternizaram com o Pe. Jerônimo Santo Silva a passagem do seu aniversário.