Diocese de Cruz das Almas promoveu 4ª Assembleia Diocesana de Pastoral

Assumindo o caminho da Sinodalidade, como pede o Papa Francisco, a Diocese de Cruz das Almas promoveu neste sábado (13), a 4ª Assembleia Diocesana de Pastoral, no Centro de Formação e Espiritualidade Dom Helder Câmara, em Acupe. A atividade contou com a presença do Bispo Diocesano, de padres, diáconos permanentes, representantes das Congregações Religiosas, seminaristas, agentes de pastorais e representantes dos Conselhos Pastorais Paroquiais (CPP), e marcou o início dos trabalhos de elaboração do Plano Diocesano de Pastoral.

Na abertura da Assembleia, Dom Antonio Tourinho Neto acolheu todos os presentes e em sua reflexão explicitou: “Fizemos uma caminhada de quase quatro anos para darmos um ponta pé inicial em relação ao diretório. No Reino de Deus as coisas costumam acontecer dessa forma, parece lentidão, mas não é. O povo de Deus precisa caminhar primeiro, fazer experiência de Igreja- comunidade missionária, para que as necessidades apareçam e, a partir daí, se arquitetar um projeto Pastoral", afirmou.

Dom Antonio ressaltou que para ser fiel a Jesus Cristo, o Plano Diocesano de Pastoral deve ser um instrumento que ajude a Diocese a ser uma Igreja em “saída”. Finalizado sua fala confiou os trabalhos da Assembleia à Nossa Senhora do Bom Sucesso, com as palavras do Papa Francisco na Exortação Apostólica Evangeli Gaudium: “À Mãe do Evangelho vivente, pedimos a sua intercessão a fim de que este convite para uma nova etapa na Evangelização seja acolhido por toda a comunidade eclesial”.

Durante a reunião, foram apresentadas por Mário Jorge, da Pastoral da Comunicação, as prioridades e perspectivas de ação aprovadas nas assembleias anteriores, identificando avanços e desafios nas prioridades eleitas, considerando o tempo da pandemia. Todas as pastorais e movimentos da Diocese também apresentaram uma breve avaliação das atividades realizadas durante este ano de 2021.

O Assessor de Pastoral do Regional Nordeste 3 da CNBB, Diácono Luciano Lima Santana, da Arquidiocese de Vitória da Conquista, esteve presente no evento, ajudando a traçar pistas para confeccionar o Diretório de Pastoral Diocesano e orientou rumo ao Sínodo dos Bispos. “Para o Plano Pastoral somos chamados a ter um olhar de fé, horizontes novos e caridade na verdade”, disse.

No período da tarde, os presentes se reuniram em grupos para traçar pistas para o Plano de Pastoral e elencaram os pontos fortes e fracos identificados por eles. Ao final, o representante de cada equipe socializou as ideias e sugestões discutidas durante a reunião em grupo.

No encerramento dos trabalhos, o Coordenador da Pastoral Diocesana, Pe. Jurandir Paz, falou da necessidade da criação de uma comissão para a elaboração do Plano Diocesano, que será composta por padres, diáconos, religiosas e leigos.

A Assembleia foi encerrada com uma oração, agradecimentos e leitura da Ata.