top of page
Foto do escritorDiocese de Cruz das Almas

Diocese celebra Dia Mundial do Pobre em Governador Mangabeira

Em comunhão com o Papa Francisco a Diocese de Cruz das Almas por meio da Cáritas Diocesana realiza a celebração do Dia Mundial do Pobre no dia 17 de Novembro no IFBaiano em Governador Mangabeira.



A Programação conta com Santa Missa, Oficinas para Família e Juventude, de Cooperativismo e Empreendedorismo, além de Espeço Saúde com diversos atendimentos gratuitos, brinquedoteca, atividade cultural e almoço.


O Papa Francisco escolheu um lema particularmente significativo para o VIII Dia Mundial dos Pobres, neste ano dedicado à oração, que nos prepara para o Jubileu Ordinário de 2025: «A oração do pobre eleva-se até Deus» (cf. Sir 21, 5). Esta expressão, que nos chega do antigo autor sagrado Ben Sira, torna-se imediata e facilmente compreensível neste contexto.


Na sua Mensagem, o Papa volta a recordar-nos que os pobres têm um lugar privilegiado no coração de Deus, que está atento e próximo de cada um deles. Deus ouve a oração dos pobres e, perante o sofrimento, fica «impaciente», até lhes fazer justiça. De fato, o livro de Bem Sira afirma que «o juízo de Deus será em favor dos pobres» (cf. 21,5).


O Papa Francisco convida todos a aprender a rezar pelos pobres e a rezar com eles, com humildade e confiança. O Dia Mundial dos Pobres é uma oportunidade para tomar consciência da presença dos pobres nas nossas cidades e comunidades, e para compreender as suas necessidades. Como sempre, o Papa menciona também os «novos pobres», que nascem da violência das guerras, da «má política das armas» (n.º 4), que causa tantas vítimas inocentes.


Na Diocese de Cruz das Almas a realização dessa celebração visa gerar uma atenção mais séria de todos em relação a presença dos pobres na sociedade, sua dignidade, que eles precisam de Deus e de alguém que seja sinal concreto de Sua escuta e proximidade. Ainda, evidenciar, o grande numero de pessoas que dedicam uma grande parte de sua tempo para ouvir e servir os pobres.


A programação terá inicio às 7h30 com acesso aberto para o público.


●     7h30 - Acolhida

●     8h - Santa Missa

●     9h30 - Lanche

●     9h50 - Credenciamento para as oficinas

●     10h10 - Oficinas

●     11h - Momento cultural

●     11h30 - Sorteio de brindes e entrega de brinquedos.

●     12h - Almoço

 

Oficinas:

  1. Família.

  2. Juventude.

  3. Cooperativismo e Empreendedorismo.

  4. Reaproveitamento de alimentos.

  5. Espaço saúde. Fitoterapia, higiene bucal, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, Auriculoterapia.

  6. Brinquedoteca. Música, brincadeiras, teatro, contação de histórias)


13 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page