Comissão para a Liturgia realiza Encontro dos Editores de Folhetos e Subsídios Litúrgicos

De 10 a 12 de julho aconteceu o Encontro dos Editores de Folhetos e Subsídios Litúrgicos, organizado pela Comissão para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Vila Velha, no Espírito Santo. Participaram da iniciativa cerca de 40 representantes de diferentes estados: Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Goiás, Distrito Federal e Espírito Santo. “Tivemos aqui quase 40 participantes que nesses dias trocaram experiências e buscaram propostas para continuar a exercer esse ministério litúrgico para as nossas comunidades, paróquias e dioceses do nosso Brasil”, afirma o assessor da Comissão, padre Leonardo Pinheiro.

Um dos objetivos do encontro é auxiliar o serviço que os editores prestam à Igreja no Brasil com a elaboração e divulgação dos subsídios litúrgicos. “Foram dias de estudo, de formação, de troca de experiências e sem dúvida alguma de ouvir as orientações da Igreja, dos bispos da CNBB”, afirma o padre Leonardo. Nos dias em que estiveram juntos, os participantes tiveram a oportunidade de estudar as Orientações Pastorais para as Mídias Católicas do Brasil, recente documento da Comissão para a Comunicação da CNBB, dirigido a todos os que comunicam o evangelho nas mídias.

Além disso, segundo padre Leonardo, os editores tiveram a oportunidade de estudar a temática da “Liturgia e Evangelização”. Outro assunto de destaque foi o próximo Sínodo dos Bispos, cujo tema é “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. Para ajudar na reflexão da temática, o padre Antônio Ramos Prado, assessor da Comissão para a Juventude da CNBB foi convidado. “Debatemos e ouvimos um pouco o padre Antônio, que trouxe para nós um estudo do Documento preparatório para a realização do Sínodo da Juventude e propostas para que os nossos folhetos pudessem colaborar com o pós-Sínodo”, explicou padre Leonardo.

No encontro, os participantes também tiveram momentos de orientação e conversas sobre aspectos da liturgia e da instrução geral do Missal Romano. “Do mesmo modo tivemos a oportunidade de falar sobre a Iniciação à Vida Cristã e sobre a música litúrgica, então foram dias muito ricos e, sem dúvida, um momento muito bonito foi a oportunidade que tivemos de celebrar no Convento da Penha, esse local de fé e devoção do nosso povo brasileiro, povo capixaba”, finalizou padre Leonardo. Além dele outros dois assessores da Comissão participaram da iniciativa: o irmão Fernando Vieira, do Setor de Música Litúrgica e o padre Thiago Faccini, do Setor Espaço Litúrgico. O próximo Encontro dos Editores de Folhetos e Subsídios Litúrgicos está agendado para os dias 30 de julho a 1º de agosto do ano que vem.

Fonte: CNBB