top of page
  • Foto do escritorDiocese de Cruz das Almas

Bispo visita pela primeira vez paróquias em Acupe e São Félix

O Bispo da Diocese de Cruz das Almas, Dom Antônio Tourinho Neto, visitou pela primeira vez neste domingo (18) as paróquias Nossa Senhora da Soledade em Acupe e Deus Menino em São Félix.


Em Acupe, Dom Antonio foi acolhido pela comunidade e pelo pároco, Padre Gabriel Vila Verde e presidiu a celebração em homenagem aos 150 anos de fundação da Congregação Irmãs Mínimas de Nossa Senhora das Dores. Fundada por Santa Clélia Barbiere a congregação tem presença marcante na comunidade de Acupe de Santo Amaro.


Durante sua homilia Dom Antônio exortou sobre o tempo da quaresma, ressaltando ser o tempo favorável para conversão.


Durante sua fala, o bispo diocesano registrou a presença missionária da congregação em vários países e destacou: "São mininas porque se colocam ao nível de Jesus, Ele se abaixou. Em sua primeira missa Jesus cingiu-se com uma toalha pegou uma jarra com água e se abaixou para lavar os pés dos seus discípulos. Primeiro catequizou com o gesto, depois catequizou com a boca" e concluiu. "Elas se abaixam para lavar os pés dos menores, daqueles que ninguém defende, protege e ama. Que vocação linda, por isso sobreviveu 150 anos". Dom Antônio pediu ainda que o pároco e os fiéis católicos rezem pelas vocações. 


"Vou pedir a vocês um presente,  quando estiverem reunidos peçam ao senhor operários para a messe e que mande mais vocações para as mínimas", finalizou. 


Em São Félix, Dom Antônio  presidiu a celebração da Festa de Nossa Senhora do Desterro na comunidade de Otero Redondo acompanhado do padre João Carlos, da paróquia Deus Menino. 



O bispo conclamou a vigilância neste período quaresmal. "Mesmo em festa não devemos desviar o olhar deste momento importante que é a quaresma que é o caminho para a maior festa que é a festa da ressurreição". 


Lembrou ainda o Ano do Laicato,  convocando a todos para que, "sejam sal da terra e luz do mundo, onde vocês atuam, no trabalho de vocês, na agricultura, no comércio, na educação , na saúde, na construção civil e até no mundo complicado da política. Os leigos devem estar onde os padres não podem estar. Portanto sejam sal da terra e luz do mundo", conclamou. 



A festa de Nossa Senhora do Desterro reuniu diversas comunidades paróquiais de São Félix e foi coordenada pelo Grupo de Oração Terço dos Homens. Após a missa festiva houve procissão pelas ruas da comunidade.

Texto e Fotos: Mário Jorge

1.291 visualizações
bottom of page