Seminário da Campanha da Fraternidade Ecumênica será realizado pelo Regional NE3

No dia 5 de dezembro, das 9h às 11h, o Regional NE da CNBB realizará o Seminário da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021. A formação será online e transmitida pelo canal do YouTube da Pascom NE 3 e pela página do Facebook da CNBB NE 3. A proposta da formação está integrada ao seminário nacional sobre CFE, que será realizado nos dias 1º, 2 e 3 de dezembro, às 19h30, pelos canais da CNBB Nacional.

A formação online tem como objetivo oferecer um momento de aprofundamento aos agentes de pastorais, a fim de que se tornem multiplicadores e animadores da Campanha nas dioceses e contará com a participação do Toninho Evangelista.

Realizada, em média, a cada 5 anos, a CFE, no ano que vem, tem como tema: “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor” e o lema bíblico: “Cristo é a nossa paz. Do que era dividido, fez uma unidade”, (Ef. 2,14). A campanha é uma oportunidade de reunir igrejas cristãs sob a premissa do diálogo, dando um testemunho de unidade na diversidade, tal como orientado por Jesus.

Segundo o padre Patriky Samuel Batista, secretário executivo de campanhas da CNBB, que acompanha pela entidade a preparação desta campanha ecumênica pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristas (Conic), o grande tema que proposto é o diálogo. O padre aponta que a CFE convidará ao diálogo como compromisso de amor num cenário marcado por polarizações, ódios, ausência de escuta, individualismos imperialistas e indiferença, somos convidados a recuperar nossa capacidade de relação, tolerância, amorosidade e fraternidade.

“Esta campanha nos convoca a edificar um novo humanismo alicerçado na ética cristã. Não podemos permanecer indiferentes a esta realidade que banaliza a vida, gera conflitos, violências, discriminações e radicalizações”, disse.

Fonte: CNBB Regional NE3