Seminaristas participam de Retiro Canônico

Durante os dias 19 a 25 de fevereiro, os seminaristas da Diocese de Cruz das Almas, participaram do Retiro Canônico promovido pelo Seminário Maria Mater Ecclesiae do Brasil, em Itapicirica da Serra, São Paulo, onde são formados. O retiro teve como pregador Dom Antônio Augusto Dias Duarte, Bispo-auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Anualmente, após o período de férias, os seminaristas são convidados a viver este momento de grande intimidade com Deus chamado: retiro espiritual. Durante uma semana, vivem em estado de vigilância e oração, através da prática do silêncio exterior e interior, da meditação guiada por um mestre na vida espiritual, do contato frequente com a Palavra de Deus e com os Sacramentos, e vivendo a caridade no serviço aos irmãos da comunidade, para que, ao ouvir de forma mais clara a voz de Deus em seus corações, possam viver de forma frutuosa o ano formativo, vivendo de forma profunda um dos grandes mandamentos que Nosso Senhor nos deixou: “Vigiai e orai” (Mt 26, 41).

De forma simples e com riqueza espiritual inspirada por Deus, Dom Antônio proporcionou os seminaristas mergulhar no grande mistério do amor de Deus e como cada um é um presente do seu amor para o mundo e para a Igreja, como cada vocação é querida e amada por Deus, e que para serem verdadeiramente felizes, devemos viver com fidelidade o chamado, em atitude de obediência filial à sua voz e à sua presença, buscando amadurecer esse chamado com os desafios que a vida se lhes apresenta. Essas foram algumas das luzes apontadas durante esse retiro, para os guiar ao longo do ano formativo.

A formação de um seminarista já é em si um grande período de retiro. Eles se dedicam profundamente às coisas do Senhor, portanto, sem ter como se ocuparem das coisas materiais, assim, dependendo totalmente da caridade de pessoas que tocadas pelo amor de Deus a colaborar com a formação e sustento dos futuros sacerdotes.

O seminarista Rafael Carlos, falou da riqueza de viver esse momento, e do reconhecimento que eles têm, ao apoio na oração e na contribuição financeira dos fiéis diocesano para a manutenção desta formação:

"Agradecemos profundamente a cada um daqueles que colaboram fielmente com a nossa formação através da OVS; saibam que vocês e suas famílias estão sempre em nossas orações e seremos eternamente gratos por esse gesto de amor para com cada um de nós. E para aqueles que ainda não se sentiram chamados a participar dessa obra que nasce do amor de Deus pelas vocações, convidamos você meu irmão e minha irmã, a dedicar um momento da sua oração e perguntar a Deus se Ele não te chama a ser mais um colaborador das Obras das Vocações Sacerdotais, pois como diz São João Maria Vianney: “O sacerdote é o amor do Coração de Jesus.”, portanto, ajude esse amor crescer no mundo".

Para viver bem tudo o que um retiro os proporciona e tudo o que a Igreja espera de um sacerdote bem formado, é imprescindível o auxílio de cada irmão e irmã, vocacionados a colaborar com a formação dos futuros padres da nossa Igreja. Para isso, a Diocese de Cruz das Almas, através das Obras das Vocações Sacerdotais - OVS, apresenta a proposta da oração pelas vocações e pede a doação financeira espontânea e sistemática dos fiéis, para o sustento da formação de nossos futuros sacerdotes.

Como colaborar com a OVS:

As inscrições e colaborações mensais podem ser feitas nas paróquias e comunidades da Diocese. Há também a possibilidade de depósito ou transferência para conta do Fundo do Clero da Diocese de Cruz das Almas:

Banco do Brasil

Ag. 0414-6