Seminário sobre Campanha da Fraternidade debate superação da violência

A Diocese de Cruz das Almas promoveu neste sábado (17), o Seminário de lançamento da Campanha da Fraternidade 2018, que tem como tema “Fraternidade e Superação da Violência”, e lema “Vós sois todos irmãos” (MT 23,8). O evento que aconteceu no Colégio Sacramentinas em Cachoeira reuniu cerca de 300 participantes entre padres, diáconos, religiosas, leigas e leigos e contou com a presença do Bispo Diocesano Dom Antonio Tourinho Neto.

O encontro contou com a assessoria de Mário Jorge, jornalista e mestrado em comunicação e do Padre Antonio Carlos (Tota), da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Cachoeira,  que utilizaram a dinâmica das palestras norteados pelo método ver e julgar, respectivamente.

Em sua fala Mário Jorge fez uma apresentação da realidade da violência no Brasil, apresentando dados do mapa da violência que registra índices alarmantes de mortes por armas de fogo no país. “Segundo o mapa da violência, no Brasil morrem mais pessoas vítimas de armas de fogo, do que em países que vivem em situação de conflitos e guerras e as vítimas em sua maioria são jovens e negros”, afirmou.  As experiências cotidianas da violência, os tipos de violência e as principais vítimas foram destacados, além de apresentar um balanço dos principais delitos nos municípios que compõe a Diocese, “Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, nos dez municípios que compõe a Diocese de Cruz das Almas acontece em média 150 mortes violentas”.

Em seguida o Padre Tota, refletiu o método julgar à luz do evangelho e da história da

Igreja. Em sua fala, destacou o papel do cristão na sociedade e do compromisso com o crescimento do reino. Padre Tota apresentou relatos de violência desde à Igreja do antigo testamento até o novo testamento, “ Em Jesus Cristo o mandamento não é mais o da lei de Talião, é o mandamento do amor, do perdão e da fraternidade”, concluiu.

Uma roda de conversa na perspectiva do agir foi realizada com participação da Assistente Social Célia Ramos, da vereadora de Cachoeira, Ana Cristina, de Mário Jorge e do Bispo Dom Antonio Tourinho. Em sua fala Dom Antonio que participou de sua primeira atividade como Bispo da nova Diocese, convocou os fiéis à unidade. “Somos uma gota no oceano, mas cada gota tem a sua importância. A Igreja procura fazer a sua parte na ação social através da fé. Não podemos de forma nenhuma pregar contra a violência se entre nós na Igreja, não existir o fundamento, o alicerce”. E completou, “Somos uma Igreja nascente, precisamos preservar a unidade. A unidade a cima de todas as coisas. E unidade se faz através de diálogo com o diferente. O diferente não nos mete medo, pelo contrário, o diferente soma. Então o meu coração de pastor ficaria muito triste, se em nossa Igreja nascente existisse a queda da unidade por brigas internas por causa de ideologias”, advertiu.

Oração, partilhas e depoimentos também marcaram o primeiro seminário formativo que ainda contou com a animação do Diácono Alan Bacelar e do grupo Kairós.