Procissão Solene em Honra a Nossa Senhora da Conceição dos Navegantes encanta Santo Amaro
- Diocese de Cruz das Almas
- 9 de dez. de 2025
- 1 min de leitura
A cidade de Santo Amaro da Purificação, vivenciou neste domingo, 07 de dezembro, um dos momentos mais belos e tradicionais de sua fé: a Procissão Solene em Honra a Nossa Senhora da Conceição dos Navegantes. A celebração, que une a devoção mariana sob o título de Imaculada Conceição e a proteção dos que vivem do mar, reuniu uma multidão de fiéis.

A devoção a Nossa Senhora dos Navegantes, também conhecida como "Estrela do Mar" (Stella Maris), remonta a séculos e é um pilar da fé nas cidades litorâneas e ribeirinhas do Brasil. Em Santo Amaro, essa tradição ganha um brilho especial ao homenagear a Virgem que protege os pescadores, marisqueiros e todos que dependem das águas para o seu sustento.
O andor da Virgem Maria partiu do Cais da Caeira em direção ao Cais dos Humildes no rio Subaé, seguindo em procissão terrestre pelas principais ruas da cidade. Ao chegar à capela os fiéis viveram um profundo momento de oração, adoração e bênção do Santíssimo Sacramento.
Tradição Viva na Diocese
A Festa de Nossa Senhora da Conceição dos Navegantes em Santo Amaro não é apenas um evento religioso, mas um profundo patrimônio cultural que reforça os laços comunitários e a identidade da população local. A presença maciça de fiéis, de todas as idades, demonstra a vitalidade e a permanência dessa devoção na Diocese de Cruz das Almas.
Este ano a Irmandade de Nossa Senhora dos Navegantes de Santo Amaro comemora seu centenário sendo um reflexo do amor e da confiança depositados na Virgem Imaculada, a Estrela do Mar que ilumina o caminho de todos os seus devotos.



















