• Pascom Diocesana

Primeiro Congresso Regional Nordeste 3, para Novas Comunidades.

Atualizado: há 6 dias

Nos dias 13 a 15 de novembro, na Comunidade Gruta do Rosário, na Arquidiocese de Feira de Santana, ocorreu o primeiro Congresso Regional Nordeste 3, para Novas Comunidades.


O Encontro teve como principal ponto de reflexão em relação as Novas Comunidades, foi a missionariedade na igreja e no mundo, a partir do estudo do Documento 109 da CNBB, aprofundando as diretrizes da evangelização dentro dos quatro pilares – Novas Comunidades como Casa da Palavra, Casa do Pão, Casa da Caridade e Casa de Missão. Tudo isso no desejo de assumir com muito mais ardor, este mandato de Nosso Senhor Jesus Cristo.


A Programação do Congresso foi norteada pela Santa Missa, pregações, momentos de louvor, adoração ao Santíssimo e partilhas.

Contou com a participação do Bispo da Diocese de Cruz das Almas, Dom Antonio Tourinho Neto, do Monsenhor Luiz Rodrigues e Padre Elielson do Carmo, ambos da Arquidiocese de Feira de Santana, do coordenador da Comissão Nacional para as Novas Comunidades do SBC do CHARIS, Ítalo Fasanella (Fundador da Comunidade Sagrada Família) e dos fundadores e membros de Vida e de Aliança, das Novas Comunidades da Bahia e Sergipe.

Dom Antonio, contribuiu espiritualmente para o Congresso, o Bispo é um Referencial para as Novas Comunidades do Nordeste 3. Entre suas reflexões exortou as Novas Comunidades: “Se a natureza intrínseca da evangelização for negligenciada pelas Novas Comunidades, deixará um vazio e desfigurará o Carisma de cada Nova Comunidade, e, esta missionariedade consiste em viver a autenticidade de cada Carisma, e evangelizar a partir do Carisma que nos foi dado. Por isso, não abram mão do Carisma!” Disse.


As Novas Comunidades da Bahia e Sergipe seguem na comunhão de proposito e ser na igreja, para a igreja e com a igreja esta profecia de anúncio do Evangelho de Cristo, ouvindo a convocação o Papa Francisco, sendo uma igreja em saída.


0 comentário