Primeira visita do Bispo ao Santuário de Frei Galvão é marcada por celebração da Crisma

Dom Antônio Tourinho Neto realizou neste domingo (25), sua primeira visita ao Santuário de Santo Antônio de Sant'Anna Galvão em Belém da Cachoeira. O bispo presidiu a celebração e ministrou o sacramento da Crisma para 55 homens que integram o Grupo de Oração Terço dos Homens da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Cachoeira. A celebração eucarística foi concelebrada pelo pároco padre Hélio Vilas-Boas, reitor do Santuário, pelo padre Tota e pelo diácono Alan Bacelar.

O padre Hélio lembrou que a criação da Diocese de Cruz das Almas representa a realização de um sonho de mais de 40 anos do povo do Recôncavo. E ao acolher o bispo diocesano manifestou alegria com a sua chegada. "Acreditamos que o pastor que nos foi dado, foi aquele que saiu do coração do Bom Pastor, que ele possa encarnar a figura de pastor. Muito mais do que apenas governar, mas um bispo que defende seu rebanho por amor”, disse.

Dom Antônio revelou contentamento em visitar pela primeira vez o Santuário e durante sua homilia chamou atenção para o período quaresmal. "Queresma é um retiro espiritual que a igreja nos oferece todos os anos para nos prepararmos para a grande festa dos cristãos, a Páscoa da Ressurreição. Na Páscoa da ressurreição os cristãos proclamam com a boca e a vida que o Senhor ressuscitou”.

Aos crismandos se dirigiu esclarecendo a importância do sacramento. "Esses irmãos estão pedindo a Deus umas das sete vias de salvação em Jesus Cristo. Cremos que Jesus está presente na palavra e na graça dos sete sacramentos". E advertiu "cuidado com o que vocês vão fazer com o sacramento, não desperdicem, joguem fora ou saiam da igreja, isso seria como jogar pérolas aos porcos”, enfatizou.

Dom Antônio ressaltou ainda a missão e responsabilidade do Grupo Terço dos Homens. “O terço dos homens é um presente que nos foi dado pelo Espírito Santo, um exército de homens valentes e de fé". E completou, “sejam sacerdotes do seu pequeno rebanho, sua casa, esposa, filhos, família".

Durante sua visita, o bispo diocesano foi apresentado à história do templo e as instalações do Santuário dedicado a Frei Galvão, primeiro santo brasileiro. O monumento de grande valor histórico foi concluído no século XVIII e integrava o Seminário dos Jesuítas.

Texto e fotos: Mário Jorge