Padre João Carlos Pestana é o novo Pároco da Paróquia São José

Após 12 anos na Paróquia do Senhor Deus Menino, o Pe. João Carlos dos Santos Pestana foi empossado como segundo Pároco da Paróquia São José, na Coplan, em Cruz das Almas. A Missa de posse canônica aconteceu neste terceiro domingo da quaresma (7), com a presidência do Bispo Diocesano Dom Antonio Tourinho Neto.

Padre João Carlos assume a Paróquia, que ficou vacante com a transferência do Pe. Antonio Rebouças para Cabaceiras do Paraguaçu. Para auxiliá-lo, foi designado o Diácono transitório Dicarlos Monteiro.

O Diácono será ordenado presbítero no dia 10 de abril e, após a ordenação, permanecerá na Paróquia São José como vigário paroquial. "Vocês abriram mão de um grande padre, mas Deus os recompensa com dois sacerdotes, para servir a esta imensa Paróquia", disse Dom Tourinho.

A Celebração que teve uma quantidade restrita de fiéis, contou com a presença de membros do clero diocesano, de familiares do Pároco e do Vice-prefeito André Eloy. Todos os protocolos sanitários contra a Covid-19 foram observados. A Pastoral de Comunicação da Paróquia transmitiu a cerimônia pelas redes sociais.

No ano dedicado ao Patrono da Igreja Católica, a Paróquia São José ganha dois novos padres

Homilia

O Bispo Diocesano agradeceu ao pároco anterior, Pe. Antonio Rebouças, pelo empenho em favor da comunidade paroquial e disse que seu nome será inesquecível na história da Paróquia, por tudo que fez e pelo que foi na vida de tantas pessoas. Dom Tourinho disse ainda que o Pe. Antonio Rebouças deu uma grande prova de que ama mais a Deus do que a sua amada paróquia. "Esse é um grande exemplo para todos nós", e pediu, "rezem por ele, e peço-lhes, deixe-o partir para a sua nova missão".

Dom Antonio Tourinho também agradeceu ao Pe. João Carlos Pestana, que depois de 12 anos se despediu de São Félix. "Muito obrigado por tudo, Pe. João, fique certo do respeito, afeto e confiança que tenho pelo senhor. Se não fosse assim não traria para substituir outro grande padre". Dirigindo-se aos paroquianos, o Bispo pediu que acolham o novo pároco e ressaltou algumas de suas características: "Ele não olha a paróquia individualmente, mas se preocupa com toda Diocese", declarou.

Ao refletir a liturgia, O Bispo disse que o evangelho, que narra a ira de Jesus com o descaso com o templo, nos encoraja a viver não em busca de vantagens e interesses pessoais, mas da coletividade e do amor solidário. Segundo Dom Antonio Tourinho, a Campanha da Fraternidade realizada todos os anos pela Igreja do Brasil, nos oferece a oportunidade de exercitar a solidariedade. "Um cristão que não é generoso, solidário, não sente compaixão pela dor alheia, está em zona de perigo, um abismo incalculável", advertiu.

Discurso

Após receber homenagens da sua antiga e da nova paróquia, o Pe. João Carlos agradeceu a generosidade da população de São Félix, a quem chamou de primeiro amor, já que chegou à Paróquia com apenas seis dias de ordenado. "O primeiro amor nós não esquecemos", disse. O sacerdote Agradeceu ao Bispo Diocesano pela confiança e pelas palavras dirigidas na homilia; pediu uma salva de palmas para ao Pe. Antonio Rebouças: "um gigante, um verdadeiro arauto do evangelho". Por fim, agradeceu a acolhida de todos da Paróquia São José e pediu: "Conto com o apoio e a generosidade todos vocês, para que sejamos uma Igreja sinodal e evangelizadora", finalizou.

Sobre o Padre João Carlos

Lema de Ordenação Sacerdotal: "O Senhor fez em mim maravilhas" (Lc 1, 49)

Pe. João Carlos dos Santos Pestana é natural de Maragogipe (BA). Nascido em 15 de maio de 1969. Ordenação sacerdotal em 21 de março de 2009. Foi pároco da Paróquia Senhor Deus Menino, em São Félix, sua primeira paróquia. É Assistente Eclesiástico da Pastoral do Dízimo e da Pastoral Vocacional da Diocese de Cruz das Almas.

Confira as fotos: