Nesta sexta-feira, 25 de abril, na Basílica de São Pedro, acontece a cerimônia de fechamento do caixão do Papa Francisco
- Diocese de Cruz das Almas
- 25 de abr.
- 3 min de leitura
Nesta sexta-feira, 25 de abril, às 20h locais (de Roma), na Basílica de São Pedro, acontece a cerimônia de fechamento do caixão do Papa Francisco, que foi trasladado na manhã de hoje da Casa Santa Marta e está exposto para a homenagem dos fieis. O rito – conforme previsto no Ordo Exsequiarum Romani Pontificis (nn. 66-81) – será presidido pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana.

Exéquias e sepultamento
No sábado, 26 de abril, às 10h (horário local), será celebrada a Missa das Exéquias, que marca o primeiro dia do Novendiali (novenário), os nove dias de luto e orações em honra ao Pontífice falecido. A celebração ocorrerá no átrio da Basílica de São Pedro e será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício.
Ao final da celebração eucarística, ocorrerão os ritos da Última Commendatio e da Valedictio — despedidas solenes que marcam o encerramento das exéquias. Em seguida, o caixão do Papa será levado novamente para o interior da Basílica de São Pedro e, de lá, transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, onde será realizada a cerimônia de sepultamento.
Programação dos Novendiali
O Colégio Cardinalício aprovou a programação dos “Novendiali”, os nove dias de celebrações eucarísticas em sufrágio do Pontífice falecido, conforme tradição da Igreja. A notificação oficial foi divulgada, com a informação de que as missas ocorrerão entre os dias 26 de abril e 4 de maio.
A primeira celebração será a Missa Exequial do Papa Francisco, marcada para o dia 26 de abril, às 10h (horário local), no sagrado da Basílica de São Pedro. Nos dias seguintes, continuarão as celebrações dos “Novendiali” em sufrágio do Santo Padre falecido, e cada celebração contará com a presença de diferentes grupos eclesiais, refletindo a universalidade da Igreja e os diversos vínculos do Sumo Pontífice com esses setores.
2º dia: domingo, 27 de abril, às 10h30 (horário local), no adro da Basílica Vaticana: funcionários e os fiéis da Cidade do Vaticano. A concelebração será presidida pelo cardeal Pietro Parolin, ex-Secretário de Estado.
3º dia: segunda-feira, 28 de abril, às 17h00 (horário local), na Basílica Vaticana: Igreja de Roma. A concelebração será presidida pelo cardeal Baldassare Reina, Vigário Geral de Sua Santidade para a Diocese de Roma.
4º dia: terça-feira, 29 de abril, às 17h00 (horário local), na Basílica Vaticana: Cabidos das Basílicas Papais. A concelebração será presidida pelo cardeal Mauro Gambetti, arcipreste da Basílica Papal de São Pedro no Vaticano.
5º dia: quarta-feira, 30 de abril, às 17h00 (horário local), na Basílica Vaticana: Capela Papal. A concelebração será presidida pelo cardeal Leonardo Sandri, Vice-Decano do Colégio Cardinalício.
6º dia: quinta-feira, 1º de maio, às 17h00 (horário local), na Basílica Vaticana: Cúria Romana. A concelebração será presidida pelo cardeal Víctor Manuel Fernández, ex-prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé.
7º dia: sexta-feira, 2 de maio, às 17h00 (horário local), na Basílica Vaticana: Igrejas Orientais. A concelebração será presidida pelo cardeal Claudio Gugerotti, ex-Prefeito do Dicastério para as Igrejas Orientais.
8º dia: sábado, 3 de maio, às 17h00 (horário local), na Basílica Vaticana: membros dos Institutos de Vida Consagrada e das Sociedades de Vida Apostólica. A concelebração será presidida pelo cardeal Ángel Fernández Artime, ex-Pro-Prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.
9º dia: domingo, 4 de maio, às 17h00 (horário local), na Basílica Vaticana: Capela Papal. A concelebração será presidida pelo cardeal Dominique Mamberti, Protodiácono do Colégio Cardinalício.
Cobertura da imprensa e Terços na Santa Maria Maior
A Sala de Imprensa da Santa Sé informou que recebeu mais de 4 mil pedidos de jornalistas para cobrir os eventos relacionados ao falecimento do Papa e 2200 já foram credenciados. Além disso, foi anunciado que as orações do Terço na Basílica de Santa Maria Maior, local onde Francisco será sepultado, continuarão até sábado.
Por CNBB