Missa da Ceia do Senhor é celebrada na Catedral

Atualizado: 10 de abr.

Na noites desta quinta-feira (28), foi celebrada na Paróquia Catedral Nossa Senhora do Bom Sucesso a Solene Celebração da Ceia do Senhor. A celebração foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Antonio Tourinho Neto, e teve a participação dos Diácono Washington Murilo e Hélio Barbosa que serviram a Santa Liturgia.

Na homilia, após a escuta atenta dos fiéis, das leituras e do santo Evangelho, Dom Tourinho, exortou a comunidade sobre a importância de se preocupar e ter compaixão dos irmãos mais necessitados, do cuidado e caridade que todos devem ter para com os outros, pois estes devem ter de nós o nosso olhar mais amoroso e, assim, possamos participar ainda mais bem preparados da Santíssima Eucaristia.

A solene celebração litúrgica que abre o Tríduo Pascal, é repleta de beleza e de significados.

O rito do lava-pés é realizado logo após a homilia, onde se faz memória ao ato de Nosso Senhor Jesus Cristo em lavar os pés dos discípulos antes da última ceia, cumprindo aquilo que Ele mesmo pediu: "Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz" (Jo. 13,15).

Outro momento significativo é ao término da celebração, quando as Santas Reservas Eucarísticas são solenemente transladadas até um local dignamente preparado, pois a partir desta noite o Sacrário deve permanecer vazio, isso até a grande Vigília Pascal.

A procissão que leva as Espécies Eucarísticas é ecoada ao som das matracas, que elevam o pensamento com seu timbre estalado, agudo e explosivo. O instrumento ecoa sonoramente e representa a penitência, sofrimento e dor infligida na crucificação de Jesus Cristo, como "uma forma de expor a sua dor" sonoramente. Extremamente precisas neste dia em que Cristo sofre sozinho no Horto das Oliveiras, até mesmo, chegando ao ponto de suar sangue, dada tamanha agonia sofrida por Ele.

Nesta Solene Celebração que inicia, por excelência, o Tríduo Pascal, ao seu termino não há benção final, pois esta celebração é o início de um conjunto de grandes celebrações até a maior de todas as vigílias, a Vigília Pascal.

Fotografia: Pascom Bom Sucesso