Diocese promove Formação do Clero com Enfoque no Suicídio

Atualizado: 24 de out. de 2023

Nos dias 16 e 17 de outubro, os sacerdotes da Diocese de Cruz das Almas se reuniram no Centro Diocesano de Belém, em Cachoeira, para a formação permanente, que teve como tema "O fenômeno do suicídio e seu impacto no clero", com a assessoria do Padre Lício Vale.

Durante a formação, o Padre Lício abordou o tema do suicídio, proporcionando aos participantes uma profunda compreensão do fenômeno, orientando sobre como compreendê-lo e agir, além de revisar a doutrina da Igreja sobre o assunto, com foco em sua atualização a partir dos anos 80.

O clero da Diocese de Cruz das Almas foi o décimo a receber essa formação ministrada pelo Padre Lício.

Sobre Padre Lício

Licio de Araujo Vale é Filosofo formado pela PUC - SP, Qualificado em Suicídio e Automutilação pela UNIPAR, Especializado em Prevenção ao Suicídio pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Pesquisador sobre luto e valorização à vida, Educador e Palestrante. Membro da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção ao Suicídio (ABEPS), Membro da Sociedade Internacional de Profissionais da Prevenção e Tratamento de Uso de Substâncias (ISSUP), entidade essa que é apoiada pela Organização das Nações Unidas (ONU), Organização Mundial da Saúde (OMS) e Organização dos Estados Americanos (OEA).

Filho de suicida e autor dos livros “E foram deixados para trás - Uma reflexão sobre o fenômeno do suicídio”; “Acolher e se afastar: relações nutritivas ou tóxicas” e “Processos autodestruitivos: Por que permitimos nos machucar?”, publicado por Edições Loyola em coedição com as editoras Paulus e Paulinas.

Fotos: Pascom Diocesana