top of page
  • Foto do escritorDiocese de Cruz das Almas

Dom Tourinho realiza primeira Visita Pastoral na Diocese

Atualizado: 21 de mar. de 2023

Iniciou neste domingo, 19 de março, a primeira Visita Pastoral de Dom Tourinho Neto na Diocese de Cruz das Almas, na Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso, com missa de abertura na Catedral Diocesana.

Acolhimento do Bispo Diocesano a uma das comunidades visitadas

A visita tem por objetivo levar o bispo a ter um contato mais próximo com os padres e com o povo e para conhecer a realidade pastoral de cada paróquia. Uma visita pastoral do bispo visa contatar pessoas, conhecer lugares e instituições eclesiais e o reconhecimento de trabalhos e atividades desenvolvidas.

A primeira visita foi à comunidade do Sagrado Coração de Jesus, no bairro Tabela-Inocoop, com a presença do pároco, Padre Jurandir Paz, o Diácono Washington Murilo Peixoto e demais leigos.

A visita iniciou-se às 10:30h com a celebração da santa missa logo após aconteceu reunião com a comunidade onde o Bispo Diocesano fez a leitura do documento à cerca da visita pastoral explicitando o objetivo e a importância da mesma para a Diocese.


Dom Antonio conheceu um pouco mais da realidade da comunidade: grupos, movimentos e pastorais, dialogando a respeito da missão daqueles que estão na coordenação, bem como outros fiéis. Oportunamente incentivou o cuidado e atenção com a evangelização, lembrando a “igreja em saída”. Também chamou atenção para as visitas aos enfermos, demonstrando o carinho e cuidado que a Igreja tem para com as pessoas que se encontram doentes. Apontou para a retomada da catequese que ficou desarticulada devido a pandemia, e mostrou preocupação ao ouvir a frase “poucos rostos novos”, solicitando dos fiéis que “Avancem para águas mais profundas”(Lc 5,4) como pediu o próprio Jesus, na busca de uma renovada ação missionária na comunidade.

À tarde Dom Tourinho se reuniu, no Centro Paroquial Bonsucesso, com a Pastoral Familiar Diocesana, Equipe de Nossa Senhora, Encontro de Casais com Cristo, oportunidade em que conheceu melhor o trabalho realizado por estes movimentos junto às famílias.


À noite houve o encontro com as pastorais e movimentos de expressões de juventude existentes na paróquia.


Durante a semana o Bispo Diocesano realiza diversas reuniões com comunidades, pastorais, movimentos e com os conselhos paroquiais.




321 visualizações

Comments


bottom of page