Dom Antonio Tourinho preside Missa dos Santos Óleos e da Renovação das Promessas Sacerdotais

Na manhã desta Quinta-feira Santa, dia 1º de abril, foi realizada pela terceira vez na Diocese de Cruz das Almas, a Missa dos Santos Óleos, também conhecida como Missa do Crisma ou da Unidade. A Solenidade foi presidida por Dom Antonio Tourinho na Catedral de Nossa Senhora do Bom Sucesso e reuniu o clero diocesano. Na Celebração Eucarística é realizada a renovação dos votos dos Sacerdotes e a benção dos Santos Óleos dos Catecúmenos e dos Enfermos e a Consagração do Santo Óleo do Crisma.

Na homilia, o Bispo Diocesano dirigiu palavras de agradecimento e de coragem aos padres. Recordando o ano de São José exortou os sacerdotes a imitarem o Pai adotivo de Jesus e suas virtudes. “Deus nos chamou para sermos os seus mais estreitos colaboradores no desígnio de salvação do seu povo. Confiou-nos o Salvador do Mundo e sua obra salvífica, para sermos os administradores da sua obra. A quem muito foi confiado, muito será cobrado”.

Após a homilia, os padres renovaram as Promessas Sacerdotais feitas no dia da Ordenação Presbiteral e logo após a oração da assembleia, teve início o rito de benção dos Santos Óleos quando três diáconos adentraram a Catedral, em cortejo, trazendo os Óleos em três grandes vasos.

Dom Antonio Tourinho abençoou o óleo dos catecúmenos, utilizado no Batismo e na Unção dos Enfermos; e consagrou o óleo do Crisma, misturando bálsamo perfumado, que significa a plenitude do Espírito Santo. Este óleo, além do Sacramento da Confirmação, é também utilizado para ungir a fronte do batizado, na Ordenação Episcopal, Ordenação Sacerdotal, dedicação de uma Igreja e na consagração de um altar. Estes Óleos serão utilizados, ao longo deste ano, até a próxima Quinta-Feira Santa, em todas as paróquias da Diocese.

Ainda durante a celebração, os Santos Óleos, contidos nos três vasos, foram divididos em cerca de 60 pequenos vidros. Os vigários forâneos ficaram responsáveis por convidar os padres das 17 paróquias e da Área Pastoral para receberem os Santos Óleos que serão ministrados em suas respectivas comunidades.

Ao final da Celebração, o Pe. Raimundo Mário, representante do clero diocesano, dirigiu palavras de agradecimento. Dom Antonio Tourinho Neto anunciou o ingresso de dois jovens no seminário propedêutico e convidou o Pe. André Soeira para apresentá-los à comunidade: Egildo, da Paróquia Senhor Deus Menino de São Félix e Crispim, da Paróquia de São Bartolomeu, em Maragojipe.

A Missa dos Santos Óleos ocorre somente nas catedrais em todo mundo e inaugura as celebrações do tríduo pascal. Em razão das medidas de prevenção ao Covid-19 a presença de público foi restrita e a celebração foi transmitida pelo canal da Diocese no YouTube e pela Rádio Excelsior Recôncavo FM.

SEMANA SANTA NA CATEDRAL

Em razão das medidas restritivas decorrentes da pandemia, as celebrações da Semana Santa da Catedral Nossa Senhora dom Bom Sucesso terão participação de público controlada. Para participar é necessário fazer a inscrição antecipadamente na Secretaria Paroquial. Todas as celebrações serão transmitidas, ao vivo, pelo canal no YouTube Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso e pelo Facebook Pascom Bom Sucesso. Confira a programação:

Quinta-feira Santa

Santa Missa da Ceia do Senhor - 16h30