Dom Tourinho inaugura Cúria e anuncia nomes do governo diocesano

Após 43 dias da instalação e posse de seu primeiro bispo, a Diocese de Cruz das Almas, inaugurou na manhã desta segunda-feira (12) as instalações da sua Cúria diocesana.

O momento histórico foi marcado por missa em ação de graças na Catedral de Nossa Senhora do Bom Sucesso presidida por Dom Antonio Tourinho Neto e concelebra pelo Monsenhor Neiva, Padre Antonio Rebouças, Padre Hélio Vilas-Boas, Padre João Carlos, Padre Gabriel Vila Verde, Padre Genivaldo Cunha, Padre Andre Soeira e diáconos Washington e Alan Bacelar. Fieis leigas e leigos que prestigiaram o marco histórico.

Durante a homilia, Dom Antonio abordou sobre a função da cúria explicando que se trata de um local administrativo de onde são emanadas as decisões do governo diocesano, mas também lugar de pastoral.

“A Cúria é lugar administrativo, mas principalmente lugar de evangelização e acolhimento”, ressaltou.

Em seguida, o bispo diocesano apresentou à equipe administrativa da cúria e os nomeados do governo, ressaltando as atribuições de cada uma das funções mencionadas e pontuou que a escolha dos eleitos foi realizada após consulta ao clero local e de ter buscado o conselho do Arcebispo Metropolitano de Salvador Dom Murilo Krieger.

Governo Diocesano

Vigário-Geral - Padre Antônio Rebouças Santana – Paróquia São José (Cruz das Almas)

Ecônomo e Moderador da Cúria - Padre Hélio Cesar Leal Vilas-Boas – Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Cachoeira)

Chanceler - Padre Josevaldo Carvalho Nascimento – Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso (Cruz das Almas)

Notário adjunto - Diácono Washington Murilo Carvalho Peixoto – Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso (Cruz das Almas).

A Cúria Diocesana

A Cúria passa a funcionar no piso superior da Catedral de Nossa Senhora do Bom Sucesso, na Praça Senador Temístocles. O prédio projetado para atender todas as necessidades administrativas da diocese conta com diversos espaços dentre eles podemos destacar: a recepção, sala do chanceler, economato, sala do vigário geral, secretaria do bispado, escritório do bispo diocesano e sala de reuniões. O atendimento ao público será realizado de segunda a sexta-feira, das 08h às 12 horas.

Por: Mário Jorge

vaja mais fotos na galeria: https://www.diocesedecruzdasalmas.com.br/photo-albums

1.142 visualizações