• Pascom Diocesana

Diocese de Cruz das Almas realizou sua primeira Assembleia Diocesana

Atualizado: 21 de Nov de 2018

A Diocese de Cruz das Almas, realizou nos dias 16 e 17 de novembro, a primeira Assembleia Diocesana de Pastoral. O encontro considerado histórico, reuniu no CTL de Acupe, sacerdotes, diáconos permanentes, seminaristas, religiosas, leigas e leigos integrantes dos Movimentos e Pastorais Diocesanas.



A Assembleia que teve como tema “Iniciação à Vida Cristã e Missão”, definiu o planejamento da ação evangelizadora para o ano de 2019. Dentre os projetos aprovados estão a integração da Pastoral Catequética com a Liturgia e a criação das Escolas Diocesanas de Catequese e de Fé e Cidadania.


O Bispo Diocesano, Dom Antonio Tourinho Neto, explicou sobre a importância da realização da Assembleia. “Este momento serve para traçar o rosto pastoral, missionário e evangelizador de nossa Igreja Particular, para que juntos, à luz da Palavra de Deus, possamos traçar a caminhada em favor do Reino de Deus em nossa Diocese”, disse.


A Assembleia Diocesana teve início na sexta-feira (16), com a Celebração da Eucaristia presidida por Dom Antonio Tourinho e concelebrada pelo clero diocesano. Em seguida, aconteceu a conferência de abertura, realizada pelo Bispo, que apresentou a Missão e a Iniciação à Vida Cristã como "Urgência Pastoral da Diocese para o ano de 2019".


Logo após, foi realizada uma apresentação da memória dos 10 meses de instalação da Diocese, na sequência, os representantes das pastorais e movimentos, foram convidados pelo Pe. Jurandir Paz, Coordenador da Pastoral Diocesana, para apresentar um breve relato da caminhada e das ações realizadas pelos grupos, neste primeiro ano da Diocese criada pelo Papa Francisco. A noite foi encerrada com o momento cultural animado pelo Grupo de Samba de Roda Filho de Acupe.


Na manhã de sábado (17), a programação foi retomada com a Oração das Laudes, seguida de grupos de trabalho que discutiram propostas de ação para o ano de 2019. As metas, foram frutos do estudo realizado nas paróquias, do documento 107 da CNBB, intitulado, “Iniciação à vida cristã: itinerário para formar discípulos missionários”. As propostas elaboradas pelos grupos foram apresentadas e definidas na plenária geral e constarão do planejamento da ação evangelizadora da Diocese para o ano de 2019.




0 visualização
LOCALIZAÇÃO

Tel (75) 3621-2686

 

Praça Senador Temístocles, s/n – Centro

Cep. 44.380-000 Cruz das Almas – BA.

e-mail: contato@diocesedecruzdasalmas.com.br

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon

© 2018 por Diocese de Cruz das Almas. Pastoral da Comunicação Diocesana.