Diocese de Cruz das Almas inaugura Centro Diocesano Construir sobre a Rocha

No domingo, 21 de novembro, dia em que a Igreja Católica celebrou a Solenidade de Cristo Rei, a Diocese de Cruz das Almas foi agraciada com a entrega do Centro Diocesano Construir sobre a Rocha, em Capoeiruçu, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Cachoeira.

O espaço, antes vinculado à Arquidiocese de São Salvador, passou por uma completa requalificação e foi inaugurada numa cerimônia restrita em razão das medidas preventivas ao Covid-19. O Cônego Hélio Vilas-Boas, Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário e Ecônomo da Diocese, comentou sobre a requalificação do espaço.

“A requalificação foi possível graças ao apoio financeiro da CEI, Conferência Episcopal Italiana. Expresso nossa gratidão aos Bispos da Itália por tamanha generosidade para conosco. Nossa Diocese rende graças a Deus por essa obra de grande relevância para o nosso povo que vive de caridade. Essa é a caridade dos Bispos Italianos a favor da Igreja no Brasil. Agradecemos ao Bispo Diocesano, Dom Antonio Tourinho Neto, pois ele foi o grande incentivador da requalificação do espaço", concluiu.

Promoção Social do Espaço

A coordenadora pedagógica e vice-prefeita de Cachoeira, Cristina Soares, explicou sobre a importância do trabalho social promovido no Centro. “O espaço é extremamente importante para a formação dos jovens e adultos da comunidade. Até 2018 recebeu várias turmas, vários alunos, porém, estava precisando de reforma. Hoje recebemos totalmente requalificado, preparado para receber novas turmas, para darmos seguimento a este processo de formação cidadã, formação humana e qualificação para o mercado de trabalho”.

Antonio Pereira de Souza, professor aposentado e membro da comunidade, externou sua alegria pela reinauguração do centro. “Quero manifestar minha satisfação em ver este espaço requalificado. Um ambiente acolhedor e, mais do que um ambiente físico, ressaltar o que está inserido nele, os projetos, que é a sua alma principal. É um grande legado, a gente recebe esse benefício que vai compor o conjunto de nosso capital social”, explanou.

Para Katia Soares o Centro de Formação é também um local para a formação espiritual, “a qualificação humana também passa pela via religiosa e esse centro de qualificação humana, não somente na qualificação profissional, nos aproxima de Deus nos próxima do irmão e tem sido para nós um centro de referência não só para a Paróquia de Cachoeira, mas para toda a Diocese de Cruz das Almas e todo povo de Deus que busca um espaço para oração e formação profissional”, disse.

Estrutura do local

Com uma grande estrutura é um local aconchegante, o Centro Diocesano conta com capela, sala de atividades, quartos, cozinha, áreas para lazer. É um espaço a serviço da promoção humana, religiosa e cultural.

Fotos: Diácono Alan Bacelar