Diocese de Cruz das Almas envia síntese da etapa diocesana do Sínodo dos Bispos

A Diocese de Cruz das Almas encaminhou no dia 30 de julho sua Síntese Diocesana para o Sínodo dos Bispos 2023. O documento foi o resultado do processo de escuta que, desde outubro de 2021, colheu informações de todo o Povo de Deus a respeito da caminhada da nossa Igreja Particular.

A elaboração da síntese foi produzida durante três sessões realizadas na Cúria Diocesana, sob a presidência do Bispo Diocesano. A equipe de trabalho foi formada pelo coordenador de Pastoral da Diocese, Pe. Jurandir Paz, por representantes do Conselho de Leigos e seminaristas.

Sínodo na Diocese

Em nossa Diocese, a fase diocesana do Sínodo dos Bispos percorreu diversas instâncias e etapas, contando com a contribuição de todas as paróquias.

O primeiro passo foi dado pelo Bispo Diocesano, que em 22 de setembro de 2021 publicou uma Carta Pastoral dirigida aos presbíteros, diáconos, religiosos e religiosas, membros da vida consagrada, seminaristas, agentes de pastoral, irmandades, todos os batizados e pessoas de boa vontade, anunciando a convocação do Santo Padre para a XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos e o desejo do Romano Pontífice de que este evento “eclesial” envolvesse toda a Igreja, como deve ser, de fato, uma assembleia de todo o Povo de Deus. Na carta, o Bispo Diocesano apresentou o tema, as etapas, o vade-mécum e exorta a participação e empenho de todos os fiéis.

A abertura oficial da fase diocesana ocorreu no dia 16 de outubro de 2021, durante Celebração Eucarística na Catedral de Nossa Senhora do Bom Sucesso, onde se reuniram os fiéis leigos e ordenados de toda a Diocese. O encontro teve início com uma Conferência de apresentação da proposta sinodal do Papa Francisco, conferida pelo Padre Gilson Magno, oportunidade em que foi possível dirimir eventuais dúvidas e aprofundar o empenho programático do Papa Francisco.

A partir daí o processo de escuta da fase sinodal foi iniciado. O vade-mécum foi devidamente estudado e respondido nas instâncias diocesanas: comunidades, foranias, paróquias, conselhos, irmandades, pastorais, movimentos, comunidades de vida, religiosos e religiosas. Foram realizados diversos encontros, reuniões e celebrações com esta finalidade.Em todas as paróquias, as festas dos padroeiros se tornaram ocasião favorável para reflexão sobre a sinodalidade, tendo sido o tema norteador “Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão”.

Foi estabelecido um prazo para que os resultados fossem encaminhados à equipe diocesana. Houve um retorno significativo dos questionários, principalmente por parte das paróquias.

As respostas foram analisadas de maneira atenta e responsável pela equipe diocesana, que elaborou a síntese das informações coletadas e enviou o documento no prazo estabelecido para a Equipe Nacional de Animação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).