Diocese de Cruz das Almas celebra aniversário de instalação e marca a história da Igreja no Recôncavo Baiano
- Diocese de Cruz das Almas
- há 4 dias
- 3 min de leitura
A Igreja que está no Recôncavo Baiano rende graças a Deus neste 28 de janeiro pelo aniversário de instalação da Diocese de Cruz das Almas, um marco na organização pastoral e na vida de fé de milhares de católicos da região. A data recorda o dia em que, em 2018, a então matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso foi elevada à dignidade de Catedral Diocesana e a nova circunscrição eclesiástica iniciou oficialmente sua caminhada.

Criada pelo Papa Francisco em 22 de novembro de 2017, a Diocese de Cruz das Almas nasceu do desmembramento de parte do território da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, atendendo a um antigo desejo da Igreja no Recôncavo por uma presença ainda mais próxima e organizada de seu pastor. A instalação ocorreu no dia 28 de janeiro de 2018, durante solene Celebração Eucarística presidida pelo então Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello, em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso, hoje Catedral. A celebração reuniu fiéis, padres, diáconos, religiosos, religiosas e bispos de diversas dioceses, em um dia vivido como realização de um sonho de décadas para a região.
Na mesma celebração de instalação, tomou posse o primeiro bispo diocesano, Dom Antonio Tourinho Neto, nomeado pelo Papa Francisco ao erigir a nova Diocese de Cruz das Almas. Até então bispo auxiliar de Olinda e Recife, Dom Antonio assumiu a missão de conduzir a jovem Igreja particular com o coração de pastor, destacando, em suas primeiras palavras, a confiança na graça de Deus e a necessidade de conhecer de perto o povo e as comunidades para bem servir. Desde então, a diocese vem estruturando seus organismos, pastorais, conselhos e serviços, consolidando um caminho de comunhão e corresponsabilidade.
O caminho que levou à criação da Diocese é fruto de uma longa história de articulação e discernimento eclesial no Recôncavo Baiano. Já na década de 1970, os bispos do Regional Nordeste 3 da CNBB apontavam a necessidade de uma nova diocese para melhor acompanhar as comunidades dessa região, desejo recordado em pronunciamentos de Dom Avelar Brandão Vilela e em documentos que tratavam da criação de novas circunscrições eclesiásticas na Bahia. Com o tempo, esse projeto foi amadurecendo até que, em 2017, a Santa Sé anunciou oficialmente a ereção da Diocese de Cruz das Almas e a nomeação de seu primeiro bispo.
Ao longo desses anos, a caminhada pastoral tem sido marcada por importantes passos concretos na organização da vida e da missão. Entre eles, destacam-se a criação de duas novas paróquias, que aproximam ainda mais o cuidado pastoral das comunidades, e a publicação do Plano Diocesano de Pastoral, do Diretório Diocesano de Catequese, do Diretório para a Vida e o Ministério dos Diáconos Permanentes, instrumentos que iluminam, orientam e unificam a ação evangelizadora em todo o território da Diocese.
Hoje, a Diocese de Cruz das Almas se reconhece como uma Igreja jovem, mas enraizada em uma história de fé muito antiga, herdeira da primeira Diocese do Brasil e da tradição católica que moldou o Recôncavo Baiano. Sob o patrocínio de Nossa Senhora do Bom Sucesso, a diocese segue sua missão de evangelizar, anunciar a Palavra, celebrar os sacramentos e promover a caridade, em comunhão com toda a Igreja no Brasil e com o sucessor de Pedro. Neste aniversário de 8 anos, a Diocese eleva sua ação de graças a Deus e renova o compromisso de servir ao povo de Deus com alegria, proximidade e esperança, pedindo que o Espírito Santo continue guiando seus pastores, comunidades e organismos pastorais na construção de uma Igreja viva, missionária e misericordiosa no coração do Recôncavo.

























