top of page
  • Foto do escritorDiocese de Cruz das Almas

Diocese celebra o Dia Mundial dos Pobres

Atualizado: 17 de nov. de 2023

No dia 19 de novembro será comemorado o VII Dia Mundial dos Pobres, que este ano tem como lema “Nunca afastes de algum pobre o teu olhar”. Esta iniciativa, proposta pela primeira vez em 2017, foi um desejo do papa Francisco para exortar a Igreja a “sair” dos seus muros para encontrar a pobreza nos múltiplos significados em que ela se manifesta no mundo de hoje.





Como disse o papa Francisco na sua mensagem, “o Dia Mundial dos Pobres, sinal fecundo da misericórdia do Pai, vem pela sétima vez alentar o caminho das nossas comunidades. Trata-se duma ocorrência que se está a radicar progressivamente na pastoral da Igreja, fazendo-a descobrir cada vez mais o conteúdo central do Evangelho”.


“Empenhamo-nos todos os dias no acolhimento dos pobres, mas não basta; a pobreza permeia as nossas cidades como um rio que engrossa sempre mais até extravasar; e parece submergir-nos, pois o grito dos irmãos e irmãs que pedem ajuda, apoio e solidariedade ergue-se cada vez mais forte. Por isso, no domingo que antecede a festa de Jesus Cristo, Rei do Universo, reunimo-nos ao redor da sua Mesa para voltar a receber d’Ele o dom e o compromisso de viver a pobreza e servir os pobres”. (mensagem na íntegra)


Dia dos Pobres na Diocese

A Diocese de Cruz das Almas, neste ano jubilar de seu quinquênio, celebrará pela primeira vez o Dia dos Pobres com o Mutirão Social Pela Vida na Jornada Diocesana dos Pobres, na comunidade Ponta de Souza, no município de Maragogipe, Bahia.


Tendo a Cáritas Diocesana como organizadora, o evento começará com a celebração da vida, com missa presidida pelo Bispo Diocesano Dom Antonio Tourinho Neto, e oferecerá à população, oficinas gratuitas e atendimento de saúde.


Confira a programação:


Nesta sexta-feira, as 8h da noite, no Programa Direção Espiritual na Rádio Excelsior Recôncavo 105,1 FM, Dom Tourinho irá trazer como tema de reflexão o Dia Mundial dos Pobres.

39 visualizações

Comments


bottom of page