Curso de extensão promovido pela OSIB reúne formadores e diretores espirituais em Feira de Santana
- Diocese de Cruz das Almas
- há 20 horas
- 3 min de leitura
A Faculdade Católica de Feira de Santana sediou, na noite desta segunda-feira, 5 de janeiro, a abertura do Curso de Extensão para Formadores e Diretores Espirituais, sob o tema: “A pedagogia mistagógica no processo formativo”.

O evento é uma realização da Organização dos Institutos e Seminários do Brasil (OSIB) da CNBB Nordeste 3, tendo como facilitador o padre Jaldemir Vitório SJ. A programação, que segue até o dia 9 de janeiro, teve início com a Santa Missa, na capela do Seminário Maior Sant’Ana Mestra, concelebrada por diversos padres do nosso Regional.
Jesuíta, padre Vitório é graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira-São Paulo-SP (1974), em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Sagrada Escritura pelo Pontifício Instituto Bíblico-Roma (1986) e doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1995). Atualmente, é Professor Emérito do Departamento de Teologia da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia-FAJE,em Belo Horizonte-MG.
Durante a sua homilia, o religioso recordou a responsabilidade e o chamado próprio do formador em ser testemunha da misericórdia do Cristo, continuando a Sua missão nos dias de hoje.
“Jesus era buscado pela misericórdia que transmitia. Nós aqui também temos que nos caracterizar pela misericórdia. Mais de dois mil anos depois, como formadores e formadoras, temos a tarefa de conectar pessoas a missão de Jesus Cristo. Precisamos ter muita sabedoria e discernimento, não podemos entender a formação de qualquer jeito. Esse é um compromisso que temos com Deus. Que Deus nos dê a graça de compreender isso e que, ao longo dessa semana, possamos aprofundar esta realidade nossa. Deus nos quer instrumentos aptos nas mãos dele para a formação de religiosos, religiosas, sacerdotes e ministros da Igreja”, exortou.
Ao fim da celebração, o reitor do Seminário Propedêutico Nossa Senhora da Divina Providência, padre Adriano Almeida, que também exerce a função de presidente da OSIB, acolheu os participantes, expressando a alegria da Arquidiocese de Feira de Santana em receber este momento tão significativo para a caminhada da Igreja.
“É uma alegria recebermos essa iniciativa da OSIB, de favorecer este encontro para todos os formadores do nosso Regional. A gente acolhe a todos, com muito carinho, especialmente o padre Vitório, que, desde o primeiro convite, se fez muito solícito, então fica a nossa gratidão. Como sabemos, o padre tem muitos escritos na área da formação, mas, sobretudo, a experiência de uma caminhada totalmente dedicada à formação”, disse o reitor.

A programação do Curso de Extensão segue ao longo dos próximos dias, com aulas, momentos de confraternização, convivência fraterna e celebração eucarística, encerrando as atividades. De acordo com a organização do evento, participam cerca de 30 agentes que contribuem para a construção de uma Igreja cada vez mais viva e comprometida com o Evangelho.

SOBRE A OSIB
A Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) tem como missão estimular, acompanhar e orientar as várias iniciativas voltadas para vocações e ministérios. O setor integra-se com as Dimensões e Organismos da CNBB para implementar a ação evangelizadora e a formação na Igreja do Brasil. Além disso, mantém relações com organismos afins do CELAM e de toda a Igreja.
Diretoria da OSIB NE 3 (BA e SE)
1) Pe. Adriano Almeida Barcelos (Arquidiocese de Feira de Santana) – Presidente2) Pe. Renato Peixinho Cruz – (Diocese de Alagoinhas) – Vice-presidente3) Pe. Jorge Frances Tavares de Souza (Diocese de Estância) – Secretário4) Pe. Ricardo Henrique Oliveira Santana (Arquidiocese de Salvador) – Ecônomo5) Pe. Roberto Pereira da Silva (Diocese de Teixeira de Freitas) – Comunicação
Fotos e Matéria: Assessoria de Comunicação – ASCOM Arquidiocese de Feira de Santana













