top of page

Conselho Diocesano de Pastoral aprofunda sinodalidade e revisa prioridades evangelizadoras para 2026

  • Foto do escritor: Diocese de Cruz das Almas
    Diocese de Cruz das Almas
  • há 3 dias
  • 2 min de leitura

Na manhã deste sábado, 21 de março, o Conselho Diocesano de Pastoral da Diocese de Cruz das Almas se reuniu no Cenóbio de Belém para refletir sobre o caminho evangelizador da Igreja particular à luz da sinodalidade. O encontro contou com a presença do bispo diocesano, coordenadores diocesanos e assistentes eclesiásticos das pastorais e movimentos, representando a diversidade de serviços e carismas presentes no território diocesano.



A programação teve início com a oração das Laudes, colocando o dia sob a escuta da Palavra de Deus e a ação do Espírito Santo. Em seguida, o bispo diocesano Dom Antonio Tourinho Neto dirigiu sua palavra aos participantes, sublinhando a importância de uma pastoral de conjunto efetiva e vivida em chave sinodal, em que conselhos e organismos de participação sejam verdadeiros espaços de corresponsabilidade, discernimento e comunhão na missão.


Na sequência, a Coordenação Diocesana de Pastoral apresentou as prioridades da ação evangelizadora para o ano de 2026, fruto da última Assembleia Diocesana de Pastoral e do processo de escuta realizado nas paróquias e foranias. As linhas de ação destacam a integração entre pastorais, a formação de leigos e ministros, o fortalecimento da caridade e da missão, bem como a atenção às famílias, à juventude e às periferias existenciais, em sintonia com o Plano Diocesano de Pastoral.



Também foi feita uma síntese das conclusões do Sínodo sobre a Sinodalidade, evidenciando os apelos dirigidos às Igrejas particulares: valorização dos conselhos pastorais, uso de métodos de escuta como a conversação no Espírito, promoção de ministérios laicais e revisão das estruturas pastorais para favorecer maior participação do povo de Deus. A reflexão ajudou o Conselho a situar as decisões diocesanas dentro do horizonte mais amplo do caminho sinodal vivido por toda a Igreja.


Ao final da reunião, os membros do Conselho Diocesano de Pastoral assumiram o compromisso de potencializar, em suas áreas de atuação, as ações evangelizadoras discernidas e refletidas no encontro. Em comunhão com o bispo e com todo o povo de Deus, a Diocese de Cruz das Almas renova a disposição de caminhar como Igreja sinodal, missionária e participativa.

bottom of page