top of page
  • Foto do escritorDiocese de Cruz das Almas

Candidatos ao Diaconato Permanente são instituídos no Ministério de Leitor



Dez candidatos ao Diaconato Permanente da Diocese de Cruz das Almas foram oficialmente instituídos leitores da Palavra de Deus, neste final de semana, ao receberem o Ministério do Leitorato conferido pelo Bispo Diocesano, Dom Antonio Tourinho Neto. O Ministério foi instituído em duas celebrações. No sábado (18), aos candidatos da Forania 2, durante a Festa do Padroeiro de São Félix e no domingo (19), na Forania 1, durante a Santa Missa na Paróquia São José em Cruz das Almas.


O Ministério de Leitor ou Leitorato é o primeiro passo para o sacramento da ordem. “São três degraus para alcançar o Sacramento da Ordem no grau de Diácono: Leitor, acólito e enfim diácono permanente. Quando estiverem ordenados, estes homens receberão da Igreja a missão de batizar, assistir matrimônios, pregar e celebrar a palavra de Deus, proclamar o evangelho e assistir os pobres”, disse Dom Tourinho.

O Rito



Logo no início da Celebração, os candidatos receberam as túnicas, que foram abençoadas pelo Bispo, para que possam participar do altar com as vestes sagradas. Em seguida se dirigiram à sacristia para vesti-las e adentraram solenemente na Igreja acompanhados de uma música vocacional. A assembleia os aplaudiu em sinal de acolhimento.


Após a proclamação do Evangelho, cada instituído foi chamado nominalmente pelo Bispo para receber a Bíblia Sagrada. "Recebe o livro da Sagrada Escritura e transmite com fidelidade a Palavra de Deus, para que ela frutifique cada vez mais no coração dos homens", disse o Bispo a cada um deles.




A Santa Missa do domingo (19) foi concelebrada pelo Vigário Geral e Coordenador da Escola Diaconal São Lourenço, Padre Antônio Rebouças Santana.


Antes de encerrar a Santa Missa, Dom Tourinho cumprimentou as esposas dos postulantes e explicou que o diaconato só é possível quando a esposa assina uma carta permitindo que o marido seja ordenado.


Ministério de Leitorato


O instituído no ministério de Leitor torna-se leitor ou proclamador da Palavra de Deus. É um ministério especial dentro do povo de Deus para proclamar a Palavra na assembleia litúrgica e para instruir na fé as crianças e os adultos, preparando-os para receberem dignamente os sacramentos. É um ministério próprio dos leigos e obrigatório para aqueles que um dia serão ordenados diáconos ou presbíteros. Este ministério se significa com o gesto do Bispo que entrega ao instituído o livro sagrado.




Fotos: Mário Jorge




369 visualizações

Comments


bottom of page