Dez candidatos ao Diaconato Permanente da Diocese de Cruz das Almas foram oficialmente instituídos leitores da Palavra de Deus, neste final de semana, ao receberem o Ministério do Leitorato conferido pelo Bispo Diocesano, Dom Antonio Tourinho Neto. O Ministério foi instituído em duas celebrações. No sábado (18), aos candidatos da Forania 2, durante a Festa do Padroeiro de São Félix e no domingo (19), na Forania 1, durante a Santa Missa na Paróquia São José em Cruz das Almas.
O Ministério de Leitor ou Leitorato é o primeiro passo para o sacramento da ordem. “São três degraus para alcançar o Sacramento da Ordem no grau de Diácono: Leitor, acólito e enfim diácono permanente. Quando estiverem ordenados, estes homens receberão da Igreja a missão de batizar, assistir matrimônios, pregar e celebrar a palavra de Deus, proclamar o evangelho e assistir os pobres”, disse Dom Tourinho.
O Rito
Logo no início da Celebração, os candidatos receberam as túnicas, que foram abençoadas pelo Bispo, para que possam participar do altar com as vestes sagradas. Em seguida se dirigiram à sacristia para vesti-las e adentraram solenemente na Igreja acompanhados de uma música vocacional. A assembleia os aplaudiu em sinal de acolhimento.
Após a proclamação do Evangelho, cada instituído foi chamado nominalmente pelo Bispo para receber a Bíblia Sagrada. "Recebe o livro da Sagrada Escritura e transmite com fidelidade a Palavra de Deus, para que ela frutifique cada vez mais no coração dos homens", disse o Bispo a cada um deles.
A Santa Missa do domingo (19) foi concelebrada pelo Vigário Geral e Coordenador da Escola Diaconal São Lourenço, Padre Antônio Rebouças Santana.
Antes de encerrar a Santa Missa, Dom Tourinho cumprimentou as esposas dos postulantes e explicou que o diaconato só é possível quando a esposa assina uma carta permitindo que o marido seja ordenado.
Ministério de Leitorato
O instituído no ministério de Leitor torna-se leitor ou proclamador da Palavra de Deus. É um ministério especial dentro do povo de Deus para proclamar a Palavra na assembleia litúrgica e para instruir na fé as crianças e os adultos, preparando-os para receberem dignamente os sacramentos. É um ministério próprio dos leigos e obrigatório para aqueles que um dia serão ordenados diáconos ou presbíteros. Este ministério se significa com o gesto do Bispo que entrega ao instituído o livro sagrado.
Fotos: Mário Jorge
Comentarios