Cachoeira: Paróquia mantém tradicional Te Deum em homenagem à Independência

A Paróquia Nossa Senhora do Rosário realizou nesta quinta-feira, 25 de junho, o Solenidade Te Deum, durante as comemorações dos 198 anos de Independência da Heróica Cidade de Cachoeira. A Celebração foi presidida pelo Cônego Hélio César Leal Vilas-Boas.

O Te Deum é um canto litúrgico que homenageia os heróis que participaram das batalhas travadas pela conquista da independência do Brasil em 25 de junho de 1822. Foi em Cachoeira que se iniciou o movimento que culminou na proclamação de Dom Pedro I como imperador.

Nesta data, Cachoeira se torna a capital simbólica da Bahia. Neste ano, a tradicional transferência da sede do governo não aconteceu, em razão da pandemia de coronavírus (Covid-19).

O Te Deum foi transmitido pela internet e teve presença apenas da equipe de liturgia, membros da Pastoral da Comunicação e dos vereadores Ana Cristina Soares Pereira e Julio César Costa Sampaio.

Sobre o Te Deum

O Te Deum foi celebrado pela primeira vez em 25 de junho de 1822, após uma reunião na casa de número 23 na Praça Dr. Milton, para planejar a libertação, senhores de engenho, membros de irmandades e congregações, saíram em direção à Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, onde já eram aguardados por uma multidão. Lá, foi celebrada a tradicional missa do "Te Deum", que até hoje acontece na mesma data em memória ao fato.