Ano da Oração: Dom Tourinho dirige carta aos diocesanos

Atualizado: 3 de mai.

A exortação e orientação do Papa Francisco a todos os cristãos católicos

em preparação ao Jubileu

O Santo Padre, o Papa Francisco, estabeleceu 2024 como o “Ano da Oração” para toda a Igreja Universal, em preparação ao primeiro jubileu do Terceiro Milênio que será celebrado em 2025.

Em razão do Ano da Oração, o Bispo Diocesano Dom Antonio Tourinho Neto escreveu carta aos diocesanos, dando sugestões de momentos celebrativos para vivermos na Diocese este ano preparatório para o Jubileu:

Baixe aqui

Carta aos Diocesanos Ano da Oração
Fazer download de PDF • 115KB

CARTA DO BISPO DIOCESANO

ANO DE PREPARAÇÃO PARA O JUBILEU EM NOSSA DIOCESE

Prezados diocesanos,

O ano de 2024 é o ano de preparação para o Jubileu do Ano Santo que acontecerá em 2025. Toda a Diocese é convocada a abraçar as propostas concretas para que vivamos este tempo da graça do Senhor. Propostas essas que podem muito contribuir com o crescimento individual e comunitário na vida de oração de cada fiel e das nossas comunidades. Façamos das nossas paróquias verdadeiras escolas de Oração!

1.      A primeira proposta é o incentivo à Leitura Orante da Palavra de Deus de forma pessoal e comunitária. É preciso, para o bom êxito, que haja em todas as comunidades formação para agentes multiplicadores de como rezar bem com a Sagrada Escritura.

2.      Adoração Eucarística semanal nas matrizes e capelas, de preferência às quintas-feiras, com os nossos templos abertos o dia inteiro, para que proporcionemos uma participação maior de fiéis.

3.      Catequese sobre a oração nas festas dos padroeiros e em outras ocasiões propícias, utilizando a 4ª parte do Catecismo da Igreja Católica (sobre a Oração cristã). Também sugiro usar as catequeses do Papa Francisco sobre a oração (6 de maio de 2020 à 17 de março de 2021) e dos livretos sobre oração, confeccionados pelo Dicastério para a Evangelização, publicados pelas Edições CNBB.

4.      Retiro anual paroquial sobre o tema da oração, servindo-se mesmos textos citados acima.

5.      Vigílias Eucarísticas programadas para a véspera de Pentecostes; dia de Corpus Christi etc. Irmandades, Associações e Movimentos eclesiais também poderão organizar suas Vigílias.

O Ano de Oração é, sem dúvida, um tempo propício para nos capacitarmos e vivermos com sinceridade e alegria o Ano Jubilar de 2025.  Que Deus nos abençoe e nos anime, e que a nossa Diocese seja, a cada dia, peregrina da Esperança rumo ao Reino Definitivo.

Dom Antonio Tourinho Neto

Oração do Jubileu

Junto ao Papa Francisco, rezaremos em todo o ano de 2024 a oração do Jubileu 2025:

Pai que estás nos céus,

que nos deste no

teu filho Jesus Cristo, nosso irmão,

e a chama de caridade

derramada nos nossos corações pelo Espírito Santo

despertem em nós a bem-aventurada esperança

para a vinda do teu Reino.

A tua graça nos transforme

em cultivadores diligentes das sementes do Evangelho

que fermentem a humanidade e o cosmos,

na espera confiante

dos novos céus e da nova terra,

quando, vencidas as potências do Mal,

se manifestar para sempre a tua glória.

A graça do Jubileu

reavive em nós, Peregrinos de Esperança,

o desejo dos bens celestes

e derrame sobre o mundo inteiro

a alegria e a paz

do nosso Redentor.

A ti, Deus bendito na eternidade,

louvor e glória pelos séculos dos séculos.

Amém