Acontece na Catedral a celebração da Paixão do Senhor

Atualizado: 10 de abr.

Aconteceu nesta sexta-feira (29), a celebração da Paixão do Senhor, na Paróquia Catedral Nossa Senhora do Bom Sucesso. A celebração foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Antonio Tourinho Neto, concelebrada pelo Cura da Catedral, Pe. Jurandir Paz, e contou com o auxílio dos diáconos Washington Murilo e Hélio Barbosa.

A celebração iniciou-se como de costume, pontualmente às 15h, a igreja permaneceu em total silêncio enquanto entrava a procissão de entrada para que acontecesse o primeiro rito da celebração, a prostração, rompendo-se o silêncio com o ruído dos fiéis que se ajoelhava para comtemplar. O bispo ajoelhou-se sobre o presbitério e rezou silenciosamente por alguns minutos.

Na homilia, o bispo, convidou os fiéis a meditar sobre o sacrifício salvífico de Cristo na Cruz e a relembrar que este dia precisa ser guardado e vivido com uma profunda reverência, piedade e penitência. Cristo derramou até a última gota de sangue na Cruz para salvar a todos, não desperdiçando nenhuma gota do cálice que o Pai Lhe confiou. Após a homilia houve um outro rito significativo, a adoração da Santa Cruz, em que os fiéis são convidados a prestar adoração a Cristo comtemplando o mistério da Cruz.

Após a celebração houve a procissão de Senhor Morto e Nossa Senhora das Dores, que percorreu algumas ruas da cidade. A procissão foi ecoada ao som das matracas, instrumento que pretende trazer de forma sonora um pouco do sofrimento de Cristo àqueles que a escutam. Houve uma grande participação dos fiéis.

Ao final da procissão, os fiéis rezaram junto ao bispo a oração do Senhor Deus, oração de arrependimento e pedido de perdão a Deus, em seguida, os fiéis puderem em tempo livre fazer a sua adoração ao Senhor.