Seminarista é instituído nos Ministérios de Leitor e Acólito pelas mãos de Dom Tourinho

Dom Tourinho destacou a importância de construir uma cultura vocacional na Diocese, rezando pelas vocações e contribuindo com a formação dos seminaristas

Neste domingo (30), Solenidade dos Apóstolos São Pedro e São Paulo, o seminarista Di Carlo Monteiro da Silva recebeu os Ministérios do Leitorato e do Acolitato, que antecedem o sacramento da ordem. A Celebração Eucarística foi presidida pelo Bispo da Diocese de Cruz das Almas, Dom Antonio Tourinho Neto, na Catedral de Nossa Senhora do Bom Sucesso.

Durante a homilia, Dom Tourinho explicou que esse é um passo significativo em preparação ao sacerdócio ministerial. “É o primeiro passo rumo ao sacerdócio. Ao receber o Leitorato o seminarista será o primeiro responsável a proclamar a palavra de Deus e como Acólito será o primeiro a ajudar no altar do sacrifício”, disse.

Na Missa, em que também se celebra o dia do Papa, sucessor de Pedro, Dom Tourinho refletiu sobre o nome da Igreja: “Nossa Igreja é Católica, Apostólica e Romana. É Católica por vocação, é chamada a estar em todos os cantos do mundo, sua vocação é salvar a humanidade. É Apostólica por missão, é missionária por excelência, é propagadora do evangelho, da fé, ensina a verdade. É Romana por tradição, reza a tradição que Pedro após Pentecostes sai de Jerusalém e fixa em Roma onde é martirizado. A Igreja vai para Roma para dizer que o rei do universo não é o imperador César, mas Cristo, o sol nascente que veio nos visitar”.

Fotos: Mário Jorge