• Pascom Diocesana

Reunião com IPHAN discute sobre Igrejas Tombadas na Diocese

Atualizado: 7 de Ago de 2019



Uma reunião na manhã desta terça-feira (6), entre o clero da Diocese de Cruz das Almas e o representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), João Gustavo Andrade Silva, em Cachoeira, tratou sobre ações para preservação dos bens culturais e das igrejas tombadas pelo Instituto, no território da Diocese.


Segundo Dom Antônio Tourinho Neto, Bispo de Cruz das Almas, o encontro teve a finalidade de criar caminhos de diálogo com o órgão, que é responsável pela proteção dos bens históricos no país. “Quando nos fazemos parceiros, os dois lados só têm a ganhar. Como nos pede o Papa Francisco, queremos construir pontes e não muros”, disse Dom Tourinho.


O Chefe do Escritório Técnico explicou sobre as atribuições do órgão e colocou-se à disposição para orientar e contribuir com a diocese para a preservação do patrimônio material. “Estou muito feliz com essa visita do Bispo e dos padres, essa aproximação e cooperação mútua é muito importante para preservarmos o patrimônio edificado pertencente à Igreja”.


Durante o encontro, Dom Tourinho ofertou ao Arquiteto um exemplar do Código de Direito Canônico (CDC) e explicou que que nele consta a lei da Igreja, inclusive que versa sobre os bens tombados. Os padres que têm em suas paróquias, bens históricos, tiveram oportunidade de apresentar suas principais demandas ao IPHAN e enfatizaram a necessidade de que os projetos capitaneados pelo Instituto também devem contemplar as necessidade do culto litúrgico.


As paróquias que têm em sua circunscrição igrejas tombadas pelo IPHAN são: Nossa Senhora do Rosário, São Bartolomeu, Senhor Deus Menino, Nossa Senhora da Oliveira, São Tiago e Nossa Senhora da Purificação. Atualmente, estão passando por restauração a Igreja Matriz de São Bartolomeu, em Maragogipe, e de Nossa Senhora da Purificação, em Santo Amaro.



60 visualizações
LOCALIZAÇÃO

Tel (75) 3621-2686

 

Praça Senador Temístocles, s/n – Centro

Cep. 44.380-000 Cruz das Almas – BA.

e-mail: contato@diocesedecruzdasalmas.com.br

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon

© 2018 por Diocese de Cruz das Almas. Pastoral da Comunicação Diocesana.