top of page
  • Foto do escritorDiocese de Cruz das Almas

Paróquias da Diocese de Cruz das Almas realizam Caminhada Penitencial

No último domingo (03), em que a Igreja celebrou o terceiro domingo da Quaresma, aconteceu em todas as paróquias da Diocese de Cruz das Almas a tradicional Caminhada Penitencial. Nessa ocasião, os fiéis foram convidados a percorrer o trajeto de maneira piedosa, conduzindo uma grande cruz como gesto de profunda penitência.




Em Cruz das Almas, a Caminhada Penitencial ocorreu de forma interparoquial, com as duas paróquias (Paróquia Catedral de Nossa Senhora do Bom Sucesso e a Paróquia São José Operário), unindo-se à Área Pastoral São Roque da Chapadinha. Elas partiram da Cajá, às margens da BR 101, em direção à Praça Senador Temístocles, onde foi celebrada a Santa Missa campal, reunindo milhares de fiéis.




A celebração foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Antônio Tourinho Neto e concelebrada pelos padres Jurandir Paz e João Carlos Pestana; contando com a presença do padre Gabriel Vila Verde responsável pela animação. Participaram também os diáconos Renato Santa Rita, Luiz Henrique Souza, Sdney Santiago, Hélio Barbosa, Ricardo Santana e Washington Murilo.


O Bispo Diocesano exortou a comunidade sobre a importância de viver de forma piedosa a Quaresma, explicando que este tempo é propício para uma vivencia mais profunda da fé, das práticas devocionais e de uma vida de oração mais intensa. Dom Tourinho ressaltou a necessidade de os fiéis realizarem o sacramento da confissão o mais breve possível, incentivando confissões profundas e gerais.




Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Forania 1 (Sapeaçu)


A Caminhada Penitencial na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Sapeaçu, foi dividida por setores, onde as comunidades se encontraram de acordo com a proximidade umas das outras. O setor 1 partiu da Igreja de Mãe Rainha em direção à Matriz; o setor 2 saiu do Cruzeiro Roque de Totó para Laranjeira; e as comunidades do setor 3 se encontraram em Colônia, de onde partiram em direção ao Cedro. Ao final da caminhada, foram realizadas celebrações da palavra nos setores 2 e 3, e a Santa Missa foi presidida pelo Pároco, padre André Soeira, na Matriz; em seguida, houve confissões.



Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Forania 1 (Governador Mangabeira)


Na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, a Caminhada Penitencial mobilizou centenas de fiéis que se reuniram em frente ao conjunto habitacional Minha Casa, Minha Vida, no bairro do Portão. Eles seguiram em direção à construção da Nova Matriz, localizada no loteamento Juca Dias, onde se deu continuidade à Celebração Eucarística que já havia sido iniciada durante a caminhada. A Santa Missa foi presidida pelo Padre Adão, Missionário Redentorista da Diocese de Bom Jesus da Lapa. O padre Adão ressaltou a importância da penitência no período quaresmal: "Durante a caminhada, todos devemos pedir a misericórdia de Deus e rezar uns pelos outros", orientou ele no início do percurso.




Paróquia Santo Antônio - Forania 1 (Geolândia - Cabaceiras do Paraguaçu)


A Paróquia Santo Antônio, em Geolândia, reuniu toda a comunidade paroquial para realizar a Caminhada Penitencial. Os fiéis percorreram alguns quilômetros e superaram o cansaço da caminhada, mesmo sob o calor da manhã ensolarada deste último domingo. A caminhada teve início na comunidade Santo Antônio, no Meio de Campo, e seguiu em direção à comunidade de Nossa Senhora das Candeias, em Carpina. A Celebração Eucarística ocorreu ao final da caminhada e foi presidida pelo Padre Felipe Vichi.




Paróquia São Domingo de Gusmão e Nossa Senhora da Soledade - Forania 3


As paróquias de São Domingos e Nossa Senhora da Soledade se uniram para realizar juntas a Caminhada Penitencial no último domingo (03), terceiro domingo da Quaresma. As paróquias, localizadas na cidade de Saubara e no distrito de Acupe, partiram juntas em direção a Itapema, onde foi celebrada a Santa Missa. Durante toda a caminhada, o povo de Deus entoou louvores e cânticos piedosos, promovendo assim um clima de oração e piedade.




Paróquia Nossa Senhora da purificação e Nossa Senhora do Rosário - Forania 3 (Santo Amaro da Purificação)


As paróquias de Nossa Senhora da Purificação e Nossa Senhora do Rosário se reuniram na Matriz da Purificação, de onde partiu a caminhada de 3km pelas ruas de Santo Amaro até a comunidade de Mãe Rainha. Ao chegar na comunidade, foi dada continuidade à Celebração Eucarística já iniciada durante o percurso, a qual foi realizada de forma campal para favorecer a participação do grande número de fiéis. A celebração foi presidida pelo Padre Raimundo Mário e concelebrada pelo Padre Jerônimo Santos; contou também com a participação dos diáconos José Marcos, Cecílio José, Marivaldo Araújo, Antônio Amarante e Fábio Valentim.



Paróquia Senhor Deus Menino - Forania 2 (São Felix)


A Caminhada Penitencial também ocorreu na cidade de São Felix, partindo do Bairro 135 em direção à Paróquia Senhor Deus Menino. A comunidade se reuniu e partiu com fervor. Durante o percurso, a Santa Missa foi iniciada, com a realização das duas primeiras partes (Ritos Iniciais e Liturgia da Palavra), e concluída na Igreja Matriz. Os fiéis participaram de todo o trajeto de forma piedosa e reflexiva. A celebração foi presidida pelo Padre Osnir Brandão e teve a participação do diácono Luciano Araújo.




Paróquia Nossa Senhora da Oliveira - Forania 3 (Oliveira dos Campinhos)


Em Oliveira dos Campinhos, a comunidade paroquial de Nossa Senhora da Oliveira se reuniu bem cedo, às 6h da manhã, na comunidade de Campinhos, partindo em direção à Igreja Matriz. Durante a Caminhada, foi realizada a Via-Sacra, protagonizando um dos momentos marcantes durante o percurso: o gesto de erguer à cruz em cada uma das estações. O Padre Elixandre acompanhou todo o trajeto rezando a Via-Sacra junto aos fiéis e, ao final da caminhada, presidiu a Santa Missa.



36 visualizações

Comments


bottom of page