top of page
  • Foto do escritorDiocese de Cruz das Almas

Paróquia São Tiago celebra seu Padroeiro




Na terça-feira, 26 de julho, a Paróquia São Tiago, em Santiago do Iguape, celebrou solenemente a festa do seu padroeiro. A Celebração Eucarística foi presidida pelo Arquiabade do Mosteiro de São Bento, Dom Emanuel’ Able do Amaral, concelebrada pelo pároco, Adeilson Pulgas Milhazes e assistência do Diácono Alan Bacelar.


A celebração contou com a presença de seminaristas, autoridades civis e dos fiéis devotos do apóstolo São Tiago Maior.


Na parte da tarde, os paroquianos saíram em procissão pelas principais ruas do Iguape entoando louvores e rendendo homenagens ao santo mártir.


Este ano a festa teve como tema central: "São Tiago, obediente ao chamado de Deus". Durante o novenário realizado na Igreja Matriz, diversos padres e seminaristas refletiram subtemas que abordavam uma das diversas vocações da Igreja.


Com intensa participação dos fiéis das diversas comunidades, um grande louvor subiu aos céus a cada noite. São Tiago, do Lagamar do Iguape, era aclamado e pela sua intercessão, abençoava seus devotos com as graças do céu.



São Tiago


Origens

Tiago nasceu na Galileia e era filho de Zebedeu e Salomé, segundo as Sagradas Escrituras. Era irmão de João Evangelista, ambos pescadores. É sempre citado como um dos três primeiros apóstolos, juntamente com Pedro e André.


Pescador de homens

A vida de Tiago muda quando aceita o convite de Jesus para ser “pescador de homens”, como narra o Evangelho de São Mateus: “Jesus viu dois irmãos, Tiago de Zebedeu e João, seu irmão, que, junto com o pai, ajeitavam as redes no barco. Eles, imediatamente, deixaram o barco e seu pai, e o seguiram”.


É chamado de “maior” por causa do apóstolo homônimo, Tiago, filho de Alfeu, conhecido como “menor”.


Testemunha de milagres

Dentre os doze apóstolos, São Tiago foi um grande amigo de Nosso Senhor. Por isso testemunhou vários milagres e acontecimentos como a cura da sogra de Pedro, a Transfiguração de Jesus, a ressurreição da filha de Jairo e a agonia de Jesus no Horto do Getsêmani.


Páscoa

Depois da ressurreição de Cristo, Tiago foi para a Espanha para evangelizar. Mais tarde, voltou a Jerusalém, local onde foi preso e morto durante a festa da Páscoa no ano 42.

A sua morte está descrita nos Atos dos Apóstolos: “Naquele tempo, o rei Herodes começou a perseguir alguns membros da Igreja. Mandou matar, com a espada, Tiago, irmão de João”. Assim, Tiago, o Maior, tornou-se o primeiro dos apóstolos a morrer pela fé em Jesus Cristo. Seu corpo foi trasladado para a Espanha.


Campo da estrela

Segundo a tradição, no ano 831, o sepulcro de São Tiago foi encontrado nas proximidades do monte Liberon, na cidade espanhola de Iria. O bispo da cidade viu uma estrela brilhante iluminando um campo, e ali foi descoberto um sepulcro, com as escritas: “Aqui jaz Jacobus, filho de Zebedeu e de Salomé”.


O lugar foi chamado de Campus stellae (“campo da estrela”), nome que deu origem à cidade de Santiago de Compostela. Em 1075, teve início a construção da Basílica dedicada São Tiago. Desde a Idade Média, o Santuário é local de peregrinações.


Fonte: Canção Nova




92 visualizações

Kommentare


bottom of page