top of page
  • Foto do escritorDiocese de Cruz das Almas

Paróquia São José Operário, no Bairro Coplan celebra seu Padroeiro

Atualizado: 5 de mai. de 2023



A Paróquia São José Operário, no Bairro Coplan, em Cruz das Almas, realizou a festa do padroeiro, que neste ano trouxe como tema: “Graça e Missão “Corações ardentes, pés a caminho”. A programação dos festejos teve início no dia 22 de abril e finalizou nesta segunda-feira, (1º), com a Missa festiva presidida pelo Bispo da Diocese de Cruz das Almas, Dom Antonio Tourinho Neto, concelebrada pelo Pároco padre João Carlos Pestana e pelos padres Carlos Jerônimo e Jurandir da Paz. Contou com a presença dos Diáconos Permanentes, Ricardo Santana, Renato Santa Rita, Hélio Barbosa, Washigton Peixoto e Alan Bacelar.

No inicio da celebração o Diácono Renato proferiu a leitura do Decreto de Definição de Padroeiro, em que, Dom Tourinho, no oficio de Bispo de Cruz das Almas, por mercê de Deus e da Santa Sé e após consultar o pároco e o mesmo consultar o Conselho de Pastoral Paroquial, deu à paróquia o título de Paróquia São José Operário. Considerando que desde a origem da paróquia a festa do padroeiro é celebrado nesta data de 1° de maio.


Homilia


Na homilia, Dom Tourinho ao falar sobre São José, pai adotivo de Jesus, lembrou do papel de pai exercida por São José, que cuidou de Jesus por toda a sua infância e adolescência e ensinou o oficio do trabalho, que é instrumento de todos os cidadãos para levar o pão de cada dia a mesa de seus filhos. Por isso, São José é considerado o provedor da Sagrada Família.

1º de maio, também é comemorado o dia do trabalhador. Em 1955, Pio XII instituiu a festa de “São José Operário”, para dar um protetor aos trabalhadores e um sentido cristão à “festa do trabalho”.

E ao se referir sobre o trabalho, o Bispo explicou que o trabalho faz parte do Amor de Deus para os seres humanos. E somos vocacionalmente homens e mulheres trabalhadores. Prosseguiu dizendo: “quando nos falta o trabalho nos nós sentimos inúteis, por isso, nos deprimimos e entristecemos. Celebrar essa Eucaristia no dia em que o mundo celebra o homem e a mulher trabalhador é acima de tudo dizer ao povo brasileiro, não perca a esperança”. Disse.


Agradecimentos


O Padre João Carlos, agradeceu a todos que contribuíram para a realização da Festa do Padroeiro 2023. Na oportunidade, agradeceu ao Padre Carlos Jerônimo pelo serviço e doação neste período que esteve na Paróquia São José.

Por fim, foi apresentado a comissão da festa 2024.


Fotos: Pascom São José

89 visualizações

Comments


bottom of page